Domingo, 22 de março de 2020 - 12h17

Estabelecimentos comerciais de todas as regiões de Porto Velho foram fiscalizados na tarde e noite do último sábado (21) em duas operações conjuntas entre Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. O foco das operações foi assegurar o cumprimento das medidas adotadas em caráter de urgência pelos decretos do município e Governo do Estado para a não propagação do novo coronavírus (Covid-19).
Além dos policiais, por determinação do prefeito Hildon Chaves, servidores do Departamento de Fiscalização da Secretária Municipal da Fazenda (Semfaz) e do Departamento de Posturas da Subsecretraria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) realizaram a vistoria tanto naqueles estabelecimentos vedados para o funcionamento neste período, como bares, boates, entre outros, quanto naqueles onde o funcionamento é permitido, desde que não haja consumo local, ocasionando aglomeração de pessoas, a exemplo de padarias e restaurantes, estes permitidos para retirada de pedidos no balcão ou entregas delivery.
Foram mais de 30 abordagens. Para a operação foram empregadas duas viaturas da Força Tática da PM, duas viaturas da Semfaz, uma viatura do Corpo de Bombeiros e uma do Departamento de Posturas. Simultaneamente um carro com alto-falante conscientizava a população sobre os decretos, pedindo a colaboração de todos para que permanecessem em casa.
Neste primeiro momento as operações tiveram o cunho de orientação e emissão de notificações para em caso de reincidência, serem aplicadas sanções administrativas como multa de 200% do valor do alvará devido pela atividade econômica, assim como a interdição do estabelecimento. Na esfera penal, conforme decreto, será aplicada multa e até instaurada ação civil.
Além das avenidas onde estão concentrados esses empreendimentos, como Jorge Teixeira, Calama, Imigrantes, Farquar, Carlos Gomes, Amazonas e Abunã, a operação esteve ainda em residenciais como o Morar Melhor e Bairro Novo.
O Skate Partk e o Espaço Alternativo, onde rotineiramente concentram-se um grande número de pessoas, também foram alvo da ação. No local a equipe de Posturas apreendeu dois narguiles, espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado em grupo.
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu

O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,
Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)