Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho reabre agendamento para vacinação da primeira dose em idosos com mais de 60 anos

Semusa reforça pedido para que sejam cumpridos os horários para evitar aglomeração


Prefeitura de Porto Velho reabre agendamento para vacinação da primeira dose em idosos com mais de 60 anos - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho reabriu, na tarde desta terça-feira (27), o agendamento para a vacinação da primeira dose em pessoas com mais de 60 anos. Foram disponibilizadas cinco mil doses do laboratório britânico AstraZeneca. A imunização será realizada na quinta e sexta-feira (29 e 30) no Campus I da Faculdade Uniron, das 9h às 16h.

O agendamento deve ser feito através do link: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina.

Para garantir a vaga é necessário informar os dados pessoais, clicar na opção de local, escolher a data e o horário da vacinação conforme opções apresentadas. O agendamento estará concluído somente quando as informações forem confirmadas através do botão azul que aparece na parte inferior da tela.

De acordo com o Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mais de 17 mil pessoas fazem parte desta faixa etária. Esta é a terceira etapa de imunização deste grupo prioritário. Até agora, cerca de 8 mil pessoas de 60 a 64 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reforça o pedido para que, após o agendamento, as pessoas cumpram criteriosamente o horário programado.

“Nas últimas ações registramos aglomerações porque pessoas que estavam com agendamento para 10h, por exemplo, chegavam às 9h e muitas, agendadas para 11h chegaram as 10h. Isso não é necessário, pois quem agendou tem sua vacina garantida”, ressalta a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.

CORONAVAC

Diante da dificuldade do Ministério da Saúde em fornecer vacinas para aplicação da segunda dose da Coronavac nos municípios brasileiros, a Prefeitura de Porto Velho suspendeu a imunização que ocorreria, nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), na Faculdade Uniron.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu, na segunda-feira (26), que não há quantitativo para garantir o reforço da imunização a todos e recomendou que os municípios voltem a guardar a segunda dose em razão da dificuldade no fornecimento das vacinas Coronavac no país.

A Semusa informa à população, que se seria vacinada nesta semana com a vacina Coronavac, que tão logo o município receba nova remessa, será feita a convocação para a aplicação da segunda dose.

ASTRAZENECA

A segunda dose da vacina AstraZeneca para os idosos com mais de 80 anos está garantida e armazenada pela Semusa. O público que recebeu a primeira dose entre os dias 2 e 5 de fevereiro deve retornar para fechar o ciclo de proteção nos dias 27 a 30 de abril e, ainda, nos dias 3 a 5 de maio, na Faculdade Uniron, das 9h às 16h, cumprindo o período de agendamento feito para receber a primeira dose.

Mais Sobre Saúde

Governo de  Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

Governo de Rondônia irá apresentar o plano de retomada gradual de cirurgias em 30 dias

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após a publicação do Decreto nº 26.134, de 17 de junho de 2021, que determin

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

Operação “Esvazia João Paulo II” transferiu 38 pacientes para outros hospitais neste final de semana, em Porto Velho

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) montou uma força-tarefa neste sábado (19) para desafogar o Pronto Socorro J

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho