Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações de combate à tuberculose

A principal forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, disponível gratuitamente na rede municipal de saúde


Iniciativa busca alertar a população sobre os riscos da doença - Gente de Opinião
Iniciativa busca alertar a população sobre os riscos da doença

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho realiza, entre os dias 20 e 26 de março de 2025, uma campanha de conscientização sobre a tuberculose, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.

A iniciativa busca alertar a população sobre os riscos da doença e a importância do tratamento adequado, além de reforçar as medidas de prevenção a fim de evitar o adoecimento.

Tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo ar e pode levar a complicações graves se não tratada corretamente. É a líder no ranking de mortes por doenças infecciosas em todo o mundo, mas possui cura e depende da adesão do paciente ao tratamento recomendado.

SITUAÇÃO EM PORTO VELHO

Tuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo arTuberculose é uma doença infecciosa transmitida pelo ar

Em 2023, foram notificados 591 casos de tuberculose, enquanto em 2024 o número chegou a 659. Segundo a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Semusa, Porto Velho apresenta indicadores epidemiológicos que preocupam, pois o abandono de tratamento é alto, chegou a 39,2% no ano passado, muito acima dos 5% recomendados pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, em Porto Velho, apenas 56,4% dos pacientes conseguem concluir o tratamento com sucesso, quando o ideal seria, pelo menos, 85%. A Coordenadora Municipal de Controle da Tuberculose, Nilda Barros, aponta que o dado reflete um desafio para a saúde pública, pois o tratamento completo é essencial para a cura e para evitar a transmissão.

Tratamento completo é essencial para a cura e para evitar a transmissãoTratamento completo é essencial para a cura e para evitar a transmissão




“Porto Velho apresenta indicadores epidemiológicos que preocupam, pois o abandono de tratamento é alto. Infelizmente os usuários iniciam o tratamento e apresentam melhora clínica e abandonam antes do término, isso é grave, pois a doença pode se tornar resistente ao esquema, sem contar que tuberculose é uma doença grave que pode levar a óbito, e houve aumento dos casos com desfecho de óbitos por tuberculose com o advento da pandemia”, ressalta Nilda Barros.

SINTOMAS E TRANSMISSÃO

A tuberculose pode ser identificada por sintomas como tosse persistente por mais de três semanas, febre no fim do dia, suor noturno, cansaço excessivo, perda de peso e falta de apetite.

A transmissão ocorre pelo ar, quando uma pessoa doente tosse, fala ou espirra. Fatores como imunidade baixa, desnutrição, tabagismo e alcoolismo podem favorecer o desenvolvimento da doença.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Teste rápido molecular para tuberculose está disponível na rede municipal de saúdeTeste rápido molecular para tuberculose está disponível na rede municipal de saúde

A vacina BCG, administrada em recém-nascidos, protege contra as formas mais graves da tuberculose. A principal forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, que dura no mínimo seis meses e é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Porto Velho, o teste rápido molecular para tuberculose está disponível na rede municipal de saúde. Pacientes com suspeita da doença podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para avaliação e coleta de exames.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para reforçar a importância de seguir o tratamento corretamente e também divulgar informações sobre a tuberculose, a Coordenação Municipal de Controle da Tuberculose programou uma série de atividades nas unidades de saúde, conforme cronograma abaixo:

- 20 de março: Palestra na Unidade de Saúde Familiar (USF) Areal da Floresta;
- 21 de março: Palestra na Unidade de Pronto Atendimento Ana Adelaide;
- 24 de março: Palestra na UPA Sul;
- 25 de março: Palestra na UPA Leste;
- 26 de março: Encerramento com um pit stop.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)