Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho disponibiliza programa de acompanhamento a pacientes diabéticos

Mais de 7 mil pessoas são monitoradas nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho


Prefeitura de Porto Velho disponibiliza programa de acompanhamento a pacientes diabéticos - Gente de Opinião

Para proporcionar mais qualidade de vida às pessoas acometidas pela diabetes, a Prefeitura de Porto Velho disponibiliza o Programa Hiperdia em todas as unidades de saúde da rede municipal. A rede também presta assistência aos que sofrem de hipertensão.

Conforme a coordenadora do programa no município, Soraya Dalboni, atualmente existem 7.371 diabéticos cadastrados, monitorados e acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura, tanto na zona urbana quanto na região rural.

Desse total, 3.071 são insulinodependentes, ou seja, dependem da insulina para o controle da doença, sendo o medicamento fornecido pelo município.

“Eles ainda recebem o glicosímetro, a fita, a própria insulina e a medicação, além de serem orientados a praticarem atividades físicas e terem uma boa alimentação”, completou Soraya.

Camila Freire, médica generalista da UBS Agenor de CarvalhoCamila Freire, médica generalista da UBS Agenor de CarvalhoAlém dos adultos, 36 crianças de 1 a 12 anos, também acometidas pela diabetes, recebem toda a atenção da equipe multiprofissional da Prefeitura dentro das UBS. A critério médico, elas podem ser encaminhadas para especialistas.

PREVENÇÃO

A médica generalista da UBS Agenor de Carvalho, Camila Freire, informa que a diabetes é uma doença traiçoeira, que inicialmente não apresenta sintomas. Na maioria das vezes ela só é detectada através de exames de sangue, onde na verificação do nível da glicemia (açúcar no sangue).

Para prevenir a doença, a médica aconselha cuidar da alimentação, diminuindo e moderando o consumo de açúcar e seus derivados, carboidratos e outros alimentos que possam ocasionar o aumento da glicose no sangue, praticar exercícios físicos e realizar exames laboratoriais periodicamente.

Para receber o atendimento e toda atenção dispensada pela rede municipal de saúde, basta o paciente procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Mais Sobre Saúde

“Dia D de Vacinação” acontece neste sábado (20) em 18 unidades de saúde e no Porto Velho Shopping

“Dia D de Vacinação” acontece neste sábado (20) em 18 unidades de saúde e no Porto Velho Shopping

A Prefeitura de Porto Velho promove, no próximo sábado (20), o “Dia D de Vacinação” em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Porto Velho Shopping. V

Equipamentos são entregues para fortalecimento da campanha de vacinação em Rondônia

Equipamentos são entregues para fortalecimento da campanha de vacinação em Rondônia

A equipe técnica do patrimônio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde - Agevisa, realizou entre os meses de junho, julho e agosto, uma força tar

Fhemeron coleta 165 bolsas de sangue em ação itinerante realizada no município de Pimenta Bueno

Fhemeron coleta 165 bolsas de sangue em ação itinerante realizada no município de Pimenta Bueno

Em dois dias, um total de 165 bolsas de sangue foram coletadas durante a ação itinerante promovida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondô

Doar órgãos: um ato de amor, o “sim” que pode salvar muitas vidas

Doar órgãos: um ato de amor, o “sim” que pode salvar muitas vidas

A doação de órgãos é um gesto de empatia e solidariedade. O Estado de Rondônia é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT) e tem a auto