Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura alerta para a vacinação contra pólio e sarampo


 
A secretaria municipal de Saúde reforçou na manhã desta segunda-feira, 22, que vai continuar vacinando contra Poliomielite e Sarampo até o dia 16 de setembro. A campanha em Porto Velho teve início no dia 12 e foram vacinadas até a data de hoje 28 mil crianças correspondendo a 78% de 95% da população infantil do município, meta da prefeitura. Crianças menores de cinco anos recebem as gotinhas contra a pólio, já a vacina contra o sarampo, dose única, é oferecida para crianças entre um e sete anos. “As vacinas não tem contraindicação, porPrefeitura alerta para a vacinação contra pólio e sarampo - Gente de Opinião isso reforçamos aos pais que ainda não tiveram tempo de vacinar seus filhos que procurem uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e proteja-os contra a pólio e sarampo”, afirma Williames Pimentel, secretário da Semusa.

A enfermeira Rosângela Muniz Bezerra, afirma que desde a década de 80 a poliomielite foi erradicada no Brasil e para que não ocorram mais casos é importante vacinar, evitando que o vírus volte a circular e ressalta ainda que a procura tem sido grande, cerca de 20 vacinações por dia e esclarece, “quem recebe a dose única da tríplice viral, usada contra a pólio, também fica protegido contra a caxumba e rubéola, pois a vacina imuniza o organismo contra as três doenças ao mesmo tempo”, disse Rosângela.

Sem o cartão

Maria Aparecida Saraiva diretora da unidade de saúde da família Ronaldo Aragão, chama a atenção para os pais que deixam de vacinar seus filhos alegando terem perdido cartão de saúde, “basta os pais procurarem o posto de saúde aonde seu filho já foi atendido, lá terá o controle de vacinação e poderão emitir um novo cartão de controle de vacinação” disse Maria Aparecida.

A recomendação é não vacinar crianças que tenham câncer ou AIDS, ou as que tenham apresentado reação alérgica grave com a dose anterior. Se a criança estiver com febre ou infecção, deve-se consultar um médico antes de tomar a vacina. As unidades de saúde atendem das 08h às 17h, de segunda a sexta.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Medeiros

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr