Porto Velho (RO) quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho - Teste rápido do HIV pode ser feito na Semusa neste mês de dezembro


Porto Velho - Teste rápido do HIV pode ser feito na Semusa neste mês de dezembro - Gente de Opinião

Em Porto Velho, homens jovens são as maiores vítimas da doença

Além das unidades de saúde, o atendimento para o teste rápido do HIV, neste mês de dezembro, também será feito na divisão de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), de 8h às 14h, na Avenida Jorge Teixeira, esquina com 7 de Setembro. Além do HIV, é possível fazer teste para Sífilis e Hepatites Virais.

Segundo a Semusa, como o foco da campanha é a prevenção, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) é possível retirar preservativos e realizar o teste rápido para HIV. Neste mês, por conta da campanha Dezembro Vermelho, as unidades de saúde do Município intensificam a oferta e a realização dos testes rápidos para a população.

SAE

Atualmente, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Município atende cerca de 2.600 pessoas HIV positivas. Estas pessoas recebem atendimento de uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, psiquiatra, médicos e enfermeiros. É através do SAE que retiram o medicamento para controle da doença.

A adesão ao tratamento é importante para garantir qualidade de vida, explica a coordenadora do HIV/AIDs da Semusa, Raíssa Almeida. “Quando a pessoa inicia o tratamento, o vírus fica indetectável, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da doença”, frisou.

Aids em Porto Velho

Dezesseis óbitos foram registrados no ano de 2017 em decorrência da AIDS. Em 2018, até o momento, foram registrados cinco óbitos. Homens jovens, de 20 a 29 anos, são as maiores vítimas da doença em Porto Velho.

De janeiro a novembro de 2018, de acordo com os dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), foram diagnosticadas 216 pessoas com HIV/Aids na capital. No mesmo período de 2017, foram registradas 356 notificações, o que aponta redução de 33 % no número de casos diagnosticados em um ano, mas os números ainda são preocupantes.

Abertura da Campanha

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou no último sábado (1/12), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o lançamento da campanha Dezembro Vermelho, no residencial Cristal da Calama, na Zona Leste. Mais de setenta testes rápidos para HIV foram realizados com um positivo, em que a pessoa foi encaminhada ao SAE para realização do teste sorológico e início do tratamento.

Mais Sobre Saúde

Último dia de inscrições para contratação emergencial

Último dia de inscrições para contratação emergencial

Esta quarta-feira (4) é o último dia para candidatos interessados na contratação emergencial oferecida pela Prefeitura da capital fazer a inscrição ao

Caso raro de adolescente atendido no Pronto Socorro João Paulo II emociona profissionais de saúde

Caso raro de adolescente atendido no Pronto Socorro João Paulo II emociona profissionais de saúde

João Victor Souza Lenzi, 15 anos, morador do distrito de Jacinópolis, em Nova Mamoré, fazia suas atividades normalmente e, como maioria dos adoles

Pesquisadores descobrem nova espécie de inseto em Rondônia

Pesquisadores descobrem nova espécie de inseto em Rondônia

Em recente estudo, desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz Rondônia, em parceria com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), foi

Mutirão para cirurgias de catarata deve zerar a fila da regulação em Rondônia, prevê o governo estadual

Mutirão para cirurgias de catarata deve zerar a fila da regulação em Rondônia, prevê o governo estadual

Neste fim de semana, a Sol Oftalmologia lotou com homens e mulheres em mutirão de cirurgias de catarata*. Até o final do mês, mais quatrocentas pessoa