Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho: Semusa retoma atendimentos de especialidades médicas suspensos em razão da pandemia

Policlínica Rafael Vaz e Silva e Centro, CEM e CER voltaram a atender nesta segunda-feira (5)


Porto Velho: Semusa retoma atendimentos de especialidades médicas suspensos em razão da pandemia - Gente de Opinião
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), retomou nesta segunda-feira (5), o atendimento das especialidades médicas na Policlínica Rafael Vaz e Silva e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), atividades que estavam suspensas desde o início da pandemia do coronavírus.

Com isso o CEM deixa de ser referência no atendimento ao coronavírus para retomar os serviços de ortopedia geral, endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, gastroenterologia, oftalmologia, ultrassonografia e exames de radiologia (raio-x, ultrassonografia e mamografia).

Na policlínica Rafael Vaz e Silva estão sendo oferecidos atendimentos de cardiologia geral, pediatria, nefropediatria, radiologia, dermatologia e manutenção dos programas da hanseníase e tuberculose, que não pararam durante a pandemia.

A prioridade no atendimento é para os pacientes em fila de espera por consulta ou retorno médico. As pessoas nestas condições ou que buscam o primeiro atendimento devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para fazer o agendamento via sistema de regulação.

A retomada desses atendimentos acontece de forma gradativa para garantir a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, evitando aglomerações nas unidades e a consequente disseminação do coronavírus.
 
O fluxo de atendimento também foi reorganizado com limitação de circulação de pessoas nos corredores, mudança nas áreas de espera e agendamento dos pacientes por bloco, com estimativa de até 50 pacientes circulando por hora nessas unidades. O funcionamento no CEM e Rafael Vaz e Silva segue de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

O Centro Especializado em Reabilitação – CER também retornou os atendimentos nesta segunda-feira com atendimento aos pacientes com complicações decorrentes do coronavírus. O local vai oferecer reabilitação respiratória e motora e conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e terapeuta ocupacional. Os agendamentos também devem ser feitos via sistema de regulação em qualquer unidade básica de saúde.

CALL CENTER

O Call Center continua funcionando com o serviço de teleconsultas, através do telefone 0800 647 5225, das 7h às 1h da manhã. No intervalo de tempo após 1h da manhã o sistema estava registrando baixíssima procura e por isso foi suspenso.

Os pacientes atendidos pelo Call Center serão direcionados para atendimento presencial na unidade Manoel Amorim de Matos e em outras unidades referenciadas. Os pronto-atendimentos Ana Adelaide, José Adelino, UPA Sul e Leste continuam recebendo normalmente os pacientes que apresentam sintomas do coronavírus.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

Ao lado de sua esposa e sócia Dra. Zhara Longuini o Dr. Gabriel Longuini, reconhecido médico em Porto Velho, acaba de anunciar que o GL Club Ensino,

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapi

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Se você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, hepatite

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)