Sexta-feira, 18 de outubro de 2019 - 12h47

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (19), a partir das 17h, no Espaço Alternativo, a primeira Caminhada Todos Contra a Sífilis. Trata-se de mais uma ação da gestão Hildon Chaves que visa a saúde preventiva por meio de campanhas educativas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, a caminhada integra a programação que a pasta está desenvolvendo neste mês para intensificar o combate a sífilis e a sífilis congênita.
"No dia 21 às 10h, será realizada a abertura da campanha na Unidade Ronaldo Aragão no Bairro Nacional", informou a titular da Semusa, acrescentando que nesta mesma data no turno da tarde a partir das 15h, as atividades continuam na Unidade da Estratégia da Saúde da Família Renato Medeiros, no bairro Cidade do Lobo.
O objetivo geral da campanha é conscientizar a população sobre os métodos de prevenção e transmissão do agravo, bem como enfatizar a importância do diagnóstico oportuno e do tratamento adequado da sífilis como doença sexualmente transmissível.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde das Infecções Sexualmente Transmissível – IST da Divisão de Vigilância Epidemiológica/DVS da Semusa, enfermeira Maria de Lurdes Oliveira, a parceria com o Departamento da Atenção Básica e programas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança incentivará as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis em todas as unidades de saúde, principalmente às gestantes e seus parceiros.
"Serão oferecidos preservativos (masculino e feminino), testes rápidos com orientações sobre o manejo clínico dos pacientes, garantindo o tratamento adequado quando necessário", adiantou ela.
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O governo de Rondônia realizou, na segunda-feira (1º), pela quarta vez, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, um transplante de pele

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)