Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho - Semusa intensifica vacinação de campanha do sarampo neste sábado


Porto Velho - Semusa intensifica vacinação de campanha do sarampo neste sábado - Gente de Opinião

O Dia de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo - O Dia D - será lançado em Porto Velho neste sábado (19) com uma solenidade às 9h na unidade de saúde Osvaldo Piana, localizada na avenida Campos Sales, no bairro Areal na zona sul.

Embora Porto Velho tenha atingido a meta de vacinação em 2018, a gestão Hildon Chaves está reforçando a proteção contra a doença que já registrou surtos em 16 estados.

São Paulo enfrenta a situação mais grave com pouco mais de 8 mil casos e quatro óbitos, entre os quais, duas crianças menores de um ano.

Segundo a secretária de saúde do Município, Eliana Pasini, a capital de Rondônia não registrou nenhum caso de sarampo neste ano, mas a Semusa está intensificando a vacinação devido a baixa procura. “Todas as unidades de saúde da zona urbana e rural irão funcionar neste sábado das 8 às 17h”, destacou.

Essa fase é para crianças

A meta da Semusa é imunizar 35 mil crianças de seis meses a menor de cinco anos com atualização de cartão.

De acordo com Elizeth Gomes, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a campanha foi divida em duas etapas. Nesta primeira fase que ocorre até o dia 25 deste mês, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, enquanto que, na segunda, que vai do dia 18 a 30 de novembro, será imunizado o público na faixa etária dos 20 aos 29 anos.

"A vacina contra o sarampo não faz parte do calendário vacinal das crianças de seis a onze meses, porém a imunização desse público é uma estratégia para intensificar a proteção, tendo em vista que é um grupo bastante vulnerável", esclareceu Elizeth, ressaltando que a vacina entra no calendário vacinal a partir de um ano. Depois do Dia D a vacinação continua como rotina nos postos de saúde.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)