Segunda-feira, 18 de março de 2019 - 12h00

Campanha de vacinação está prevista para o dia 10 de abril
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, registrou a circulação do vírus da Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em Porto Velho. Alguns casos já foram notificados.
Por isso, a Semusa alerta a população sobre a importância de adotar medidas de prevenção a doença. Tais como;
1) Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
2) Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
3) Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
4) Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
5) Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
6) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
7) Manter os ambientes bem ventilados;
8) Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
9) Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
Onde buscar tratamento;
O primeiro acesso da população aos serviços de saúde, deve ser nas Unidades de Saúde da Família, mais próxima de sua residência, onde receberão orientações quanto as medidas de promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.
Pronto Atendimento deve ser procurado em casos mais graves
IMPORTANTE: A Unidade de Pronto Atendimento deve ser procurada imediatamente, caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão.
Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem:
- Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
- Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
- Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
-Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
A campanha de vacinação realizada pelo Ministério da Saúde está prevista para o dia 10 de abril, apenas para o público-alvo; Crianças de 06 meses a 05 anos, trabalhadores da Saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de comorbidade.
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO
Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr
Quarta-feira, 18 de março de 2026 | Porto Velho (RO)