Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho não tem registrado novos casos de Dengue



Mutirão chega ao Embratel,
Industrial e Nova Esperança

O mutirão contra a dengue que está sendo realizado pela prefeitura de Porto Velho através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) chega a mais três bairros da capital na próxima semana. Desta vez, os beneficiados vão ser os moradores dos bairros Embratel, dias 27, 28, 29 e 30 de janeiro e nos bairros Industrial e Nova Esperança, nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro. As atividades estão sendo organizadas pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família Meu Pedacinho de Chão.

O mutirão faz parte das ações do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pela secretaria de Saúde, no qual a principal participação é a dos moradores. Cerca de 70 pessoas entre os técnicos da Semusa, agentes de saúde, técnicos de enfermagem e agentes comunitários e enfermeiros que vão visitar as casas, distribuindo panfletos e orientações para que a população seja conscientizada da participação importante que cada um tem no combate ao mosquito. Este mutirão terá o apoio especial de sete acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Rondônia.


Mutirão de todos

Várias outras pessoas estão envolvidas na operação, entre técnicos e profissionais da saúde, cuja meta é visitar cerca de 4.000 casas. A diretora da Unidade de Saúde Meu Pedacinho de Chão, Cristiane dos Santos de Oliveira espera que o mutirão realmente atinja seu maior objetivo que é a conscientizarão da população. "As campanhas em nível nacional tem ajudado muito a esclarecer as dúvidas da população, mas em alguns casos, a prática das orientações, ou seja, cada um cuidar do seu terreno, das suas plantas, evitar os possíveis criadouros, precisa ser reforçada sempre." alerta a diretora.

A colaboração dos moradores é muito importante para que o mutirão tenha um bom resultado. Todos os profissionais envolvidos esperam que os moradores colaborem com as ações dos agentes, vez que a maior beneficiada é a população e que a partir desta iniciativa da prefeitura municipal, todos pratiquem as recomendações para evitar a proliferação da Dengue.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde