Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho inicia campanha Dezembro Vermelho com seminários e palestras na capital

Acolhimento e tratamento estão disponíveis no município


Porto Velho inicia campanha Dezembro Vermelho com seminários e palestras na capital - Gente de Opinião

A campanha Dezembro Vermelho, que alerta sobre a importância do tratamento precoce para o HIV/Aids e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), foi iniciada, na última quarta-feira (1), pela Prefeitura de Porto Velho.

A primeira atividade foi um café matinal, que reuniu pacientes e equipe técnica e colaboradores do Serviço de Assistência Especializada (SAE). Ainda no primeiro dia, o município promoveu um seminário alusivo à campanha no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping. O evento foi produzido pela ONG Beradeiros.

À noite, ocorreu uma palestra sobre o mesmo tema no Teatro Banzeiros. Já na próxima quarta-feira (8), acontece um seminário para os profissionais de saúde no auditório do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren), onde será explicado como deve ser feito o tratamento e o encaminhamento dos pacientes até o SAE.

Atualmente, o município conta com uma rede de acolhimento e tratamento a pacientes soropositivos. Eles têm à sua disposição uma equipe multidisciplinar e medicamentos distribuídos gratuitamente pelo Serviços Único de Saúde (SUS).

Testes para detecção de IST's estão disponíveis na rede municipal de saúdeTestes para detecção de IST's estão disponíveis na rede municipal de saúdeFrancinilda de Souza, coordenadora do núcleo IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que a programação é voltada para conscientizar a população a respeito da precocidade do tratamento e prevenção ao vírus HIV.

“É essencial que todos tenham informações sobre as medidas de tratamento e prevenção. Além disso, é necessário destacar a importância da educação sexual no seio familiar, para que os jovens se previnam e evitem os riscos de contrair alguma das infecções sexualmente transmissíveis”, explica a coordenadora.

TRATAMENTO

Em 2020, a taxa de detecção do HIV em Porto Velho foi maior entre os homens (31,6%) quando comparada às mulheres (11,9%). A diferença continua elevada mesmo com o aumento da taxa de detecção no público feminino, observada durante o período de 2010 a 2020.

O acesso universal ao tratamento e prevenção da infecção pelo HIV é garantido aos cidadãos pelo SUS e está disponível no SAE, que também trata outras IST’s como sífilis e hepatites virais.

O Dia Internacional de Conscientização ao HIV/Aids é celebrado no dia 1º de dezembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data constitui uma oportunidade para apoiar pessoas envolvidas na luta contra o vírus e melhorar a compreensão da condição clínica como um problema de saúde pública global.

O SAE, em Porto Velho, fica localizado na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão.

Mais Sobre Saúde

Governo assina contrato para construção do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia

Governo assina contrato para construção do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia

O Governo de Rondônia deu mais um passo para acelerar o processo de construção do novo Hospital de Emergência  e Urgência do Estado, assinando o cont

Ações em prol da saúde mental são intensificadas durante a campanha “Janeiro Branco” em Porto Velho

Ações em prol da saúde mental são intensificadas durante a campanha “Janeiro Branco” em Porto Velho

O ano de 2022 inicia com ações de atenção à saúde mental em Porto Velho com a chegada da campanha Janeiro Branco, que procura conscientizar a populaçã

Vacinação infantil contra a covid-19 inicia na próxima segunda-feira (17), em Porto Velho

Vacinação infantil contra a covid-19 inicia na próxima segunda-feira (17), em Porto Velho

A imunização de crianças contra a covid-19 inicia na próxima segunda-feira (17), em Porto Velho. A vacinação vai atender, inicialmente, ao público c