Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024 - 14h59

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho iniciou a nova estratégia para a vacinação contra a covid-19, conforme determinação do Ministério da Saúde. A partir de agora, os grupos prioritários devem receber uma dose anual ou a cada seis meses, conforme tabela descritiva abaixo.
Os grupos prioritários são pessoas com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença.
SEMESTRAL
Serão administradas doses da vacina bivalente a cada seis meses para indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que tenham recebido a última dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses, independentemente do número e tipo de doses já aplicadas.
Semusa reforça que todas as crianças devem completar o esquema de vacinaçãoANUAL
Pessoas de outros grupos prioritários devem receber a dose da vacina contra a covid-19 anualmente. Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, recomenda para quem ainda não recebeu nenhuma dose do imunizante ou que recebeu apenas uma dose, procurar a unidade de saúde mais próxima para iniciar ou completar o esquema vacinal. “A vacina é uma proteção para a população mais vulnerável, pois ajuda a evitar o desenvolvimento de casos graves e óbitos pela covid-19”.
INFANTIL
O Ministério da Saúde também incluiu a proteção contra a covid-19 no Calendário de Vacinação Infantil. A primeira dose da vacina foi recomendada a partir dos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e a terceira dose aos nove meses.
A Semusa reforça que todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, não vacinadas ou com doses atrasadas, devem completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e oito semanas entre a segunda e a terceira.
As crianças que já receberam três doses de vacinas contra a covid-19 não precisam de doses adicionais neste momento.
Grupos prioritários e intervalo entre as doses para a vacinação contra a covid-19:
.jpeg)
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)