Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

População deve se atentar para a vacinação contra a influenza, sarampo e covid-19

Imunizantes são ofertados em unidades de saúde da capital


Público infantil é um grupo chave nas campanhas de vacinação - Gente de Opinião
Público infantil é um grupo chave nas campanhas de vacinação

Com três campanhas de vacinação em andamento, a Prefeitura de Porto Velho chama a atenção para a importância da atualização do cartão de vacina. Os grupos prioritários que se encaixam nas campanhas de influenza, sarampo e covid-19 devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou o posto de vacinação do Porto Velho Shopping.

O público estimado para a vacinação da influenza, campanha anual a nível nacional, é de quase 150 mil pessoas em Porto Velho, mas, até o momento, somente cerca de 20 mil pessoas receberam o imunizante. “Lembrando que a vacina é de extrema necessidade, já que foram registrados óbitos pelo vírus H3N2, imunização inclusa na dose deste ano”, explicou Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Fazem parte do grupo prioritário da vacina de influenza idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores; comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Município alerta para a atualização do cartão de vacina Município alerta para a atualização do cartão de vacinaOutra campanha em andamento em todo o país é a do sarampo, doença infecciosa causada por vírus. O combate busca evitar novos surtos e a imunização é destinada, nesse primeiro momento, apenas para profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

“Aqui em Porto Velho registramos estado de alerta, uma vez que já registramos vários casos suspeitos e a cobertura vacinal para essa doença também está baixíssima, não chegando a 10%”, alerta a gerente de Imunização.

Além das campanhas de influenza e sarampo, a vacinação contra a covid-19 segue disponibilizando a 4ª dose para pessoas com 60 anos ou mais. Quem ainda não completou o ciclo de proteção também pode comparecer aos pontos de vacinação, nas unidades básicas e no Porto Velho Shopping para receber o imunizante.

“Os casos de covid-19 têm aumentado. Temos visto que a população tem relaxado por não haver um número de óbitos tão grande quanto no início da pandemia, mas é importante alertarmos que quando relaxamos na vacinação colocamos todo o resto em risco. Temos um grupo de pessoas que ainda não procurou a terceira dose até hoje”, pontuou a gerente de imunização.

A programação de vacinação nas unidades de saúde pode ser conferida aqui.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estação Saúde leva atendimento médico e biomédico à Aldeia Joaquim, em Cacoal (RO)

Estação Saúde leva atendimento médico e biomédico à Aldeia Joaquim, em Cacoal (RO)

Uma jornada marcada por desafios, propósito e transformação. Assim foi a chegada da equipe do projeto Estação Saúde, da Faculdade Metropolitana, à A

Histórias de quem encontrou acolhimento no Corujão da Saúde

Histórias de quem encontrou acolhimento no Corujão da Saúde

Maria Aparecida, 54 anos, moradora do Assentamento Joana D’arc, chegou à unidade depois de um dia difícil. Sentindo dores causadas por problemas na ti

TCE considera adequado o valor pago pelo hospital de Porto Velho e aponta necessidade de ajuste técnico no laudo de avaliação

TCE considera adequado o valor pago pelo hospital de Porto Velho e aponta necessidade de ajuste técnico no laudo de avaliação

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) analisou a aquisição do imóvel destinado ao Hospital Universitário de Porto Velho e reconheceu q

Prefeitura de Porto Velho realiza coleta inédita do exame DNA-HPV, neste sábado (28)

Prefeitura de Porto Velho realiza coleta inédita do exame DNA-HPV, neste sábado (28)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza neste sábado (28) a primeira ação de coleta do exame DNA-HPV

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)