Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Pediatria em debate durante cursono Cremero nesta sexta e sábado



Dois especialistas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estarão em Porto Velho neste final de semana para ministrar curso de atualização em pediatria para os médicos de Rondônia. As aulas que serão ministradas pelos médicos Vera Lúcia Coutinho e Alexandre Saraiva fazem parte do quinto módulo do Curso de Educação Médica Continuada que o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) proporciona aos médicos locais pelo segundo ano consecutivo.

Cerca de 50 médicos de Porto Velho e de vários municípios estão inscrito no curso que, conforme definição de alguns especialistas, não traz grandes novidades, mas renova conhecimentos em procedimentos já há muito utilizadas na medicina.

De acordo com a programação divulgada pelo Cremero, neste quinto módulo serão debatidos os seguintes temas que envolvem crianças:

*queimadura
*respiração assistida
*infecção hospitalar
*choque Séptico
*casos clínicos

Coordenando o curso pelo segundo ano, a pediatra Inês Motta, presidente do Cremero, afirma que a iniciativa tem contribuído para melhoria no atendimento ao público. E isso também é atestado pelos participantes do curso, que é realizado pelo Cremero com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Os especialistas

Vera Lúcia Coutinho tem título de especialista em pediatria, pela Sociedade Brasileira de Pediatria, é estagiária do Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Inpa), membro do grupo de apoio em nutrição enteral e parenteral do Hospital Universitário Getúlio Vargas, residente em pediatria pela Uni-Rio, estagiária em neonatologia no Centro de Prematuro do Rio de Janeiro e monitora do curso de reanimação neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Alexandre dos Santos Saraiva é pesquisador e tem diversos trabalhos publicados em revistas. Tem vasta experiência no serviço de atendimento médico, com atuação no Samu, no serviço médico da Força Aérea Brasileira e no programa Saúde da Família, em Manaus.

Fonte: Ascom/Cremero

 

Mais Sobre Saúde