Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Parceria entre Semusa e Semed reforça saúde bucal



Os alunos da rede municipal de ensino tiveram reforços para o atendimento odontológico nas escolas, com a parceria entre as secretarias municipais de educação e saúde, que disponibilizou 10 dentistas, material de consumo e trabalho preventivo na rotina do educando. Toda escola onde existe gabinete odontológico instalado, tem a clientela estudantil beneficiada com a ação, como é o caso das escolas de ensino fundamental São Pedro, Joaquim Vicente Rondon e Padrão.

A secretaria municipal de Saúde (Semusa) disponibilizou a lotação dos dentistas nas escolas, e divide com a secretaria municipal de Educação (Semed) a manutenção de material e kits compostos por escovas, creme e fio dental. As crianças são selecionadas pelos dentistas durante a rotina escolar e são acompanhadas tanto no processo curativo como o preventivo. A maioria dos procedimentos é simples, como extração dentária, restauração, aplicação de flúor.

Segundo o chefe da divisão de saúde bucal da Semusa, Cleso Oliveira de Moura, o trabalho propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos estudantes. “Entendemos que é fundamental para a saúde geral e qualidade de vida dos alunos a ação odontológica e a escola é um vasto campo para atuação da saúde pública”.

O trabalho intersetorial da Prefeitura também acontecerá com a reativação do trailer Odonto Sesc, que ficará no pátio da secretaria de Educação. A Unidade é equipada com cadeiras odontológicas, salas de raio-X e esterilização. A Semusa disponibilizará o dentista e a Semed fará o transporte dos estudantes, contando ainda com a parceria do Sesc.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

Vacinação contra influenza é ampliada para toda a população em Porto Velho

A vacina contra a influenza está disponível para toda a população de Porto Velho a partir desta segunda-feira, 2 de março, conforme as diretrizes do M

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Mulheres recebem implante contraceptivo em mutirão da Prefeitura de Porto Velho

Neste sábado (28), Luana Wasczuk chegou cedo ao Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. Ela soube pela imprensa da ação em Porto Vel

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

Vacina contra Mpox é ofertada de forma estratégica no SUS para grupos com maior risco de exposição

A vacina contra Mpox está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O imunizante não

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realiza campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Hospital de Amor Amazônia realizará, a partir, do dia 02 de março, a campanha de prevenção do câncer de colo do útero, “Março Lilás”, que tem como o

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)