Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Parceria com o Governo garante unidade da Fiocruz em Rondônia


 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das mais conceituadas instituições de pesquisa do país, se prepara para instalar uma unidade em Rondônia em parceria com o Governo Estadual. A notícia foi anunciada nesta quarta-feira (03) durante uma reunião entre o governador Ivo Cassol, o secretário de Saúde, Milton Moreira, o médico pesquisador, Mauro Tada e o presidente da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss, na Residência Oficial.

Ainda esteve presente a reunião o presidente do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais em Rondônia (Ipepatro), Luiz Hildebrando. O instituto, que já atua no estado em parceria com o governo e a Universidade Federal de Rondônia, encontra-se em processo de incorporação a Fiocruz.

De acordo com o secretário de saúde, a reunião com o governador foi um prelúdio da parceria. "Essa foi uma primeira conversa. A Sesau manterá assessores em contato com a Fiocruz para discutir a parte técnica da parceria, que será realizada por meio de convênios", explicou.

A unidade deverá ser construída em anexo ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, formando um complexo de saúde no estado. O terreno que abrigará a unidade será cedido pelo governo do estado.

Conforme informou o secretário, um evento científico-cultural está sendo preparado para março de 2009 pela Fiocruz/Ipeaptro e Sesau para discutir investimentos e trabalhos a serem realizados em Rondônia, como a implantação de mestrados e doutorados na área da saúde.

Para o governador Ivo Cassol, a presença de uma instituição de renome mundial no estado, como é o caso da Fiocruz, demonstra o nível de desenvolvimento que Rondônia vem apresentando e representará um progresso na saúde. "A presença da Fiocruz em Rondônia representará uma maior melhoria na saúde para a população", avaliou.

Durante a reunião, o diretor da Ipepatro, Hildebrando, falou do potencial da região amazônica para pesquisa e relatou os trabalhos que já vem sendo realizados pelo instituto. "Estamos realizando pesquisa com a secreção de sapos amazônicos a fim encontrar compostos ativos para defesa contra microorganismos".

Para o presidente da Fiocruz, Rondônia vive um momento de grande desenvolvimento em virtude da construção das usinas do Madeira, o que coloca o estado em destaque no cenário nacional. Aproveitando a oportunidade, ele finalizou a reunião convidando o governador a conhecer a sede da fundação no Rio de Janeiro.
 
Fiocruz

Criada em 25 de maio de 1900 - com o nome de Instituto Soroterápico Federal - a Fiocruz nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Hoje, vinculada ao Ministério da Saúde, a fundação abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Hospital Cemetron recebe o nome do Dr. Hamilton Raulino Gondim

Por ocasião da inauguração da Unidade Administrativa e da Unidade de Terapia Intensiva do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), o hosp

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)