Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Parceria com o Governo garante unidade da Fiocruz em Rondônia


 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das mais conceituadas instituições de pesquisa do país, se prepara para instalar uma unidade em Rondônia em parceria com o Governo Estadual. A notícia foi anunciada nesta quarta-feira (03) durante uma reunião entre o governador Ivo Cassol, o secretário de Saúde, Milton Moreira, o médico pesquisador, Mauro Tada e o presidente da Fiocruz, Paulo Marchiori Buss, na Residência Oficial.

Ainda esteve presente a reunião o presidente do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais em Rondônia (Ipepatro), Luiz Hildebrando. O instituto, que já atua no estado em parceria com o governo e a Universidade Federal de Rondônia, encontra-se em processo de incorporação a Fiocruz.

De acordo com o secretário de saúde, a reunião com o governador foi um prelúdio da parceria. "Essa foi uma primeira conversa. A Sesau manterá assessores em contato com a Fiocruz para discutir a parte técnica da parceria, que será realizada por meio de convênios", explicou.

A unidade deverá ser construída em anexo ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), em Porto Velho, formando um complexo de saúde no estado. O terreno que abrigará a unidade será cedido pelo governo do estado.

Conforme informou o secretário, um evento científico-cultural está sendo preparado para março de 2009 pela Fiocruz/Ipeaptro e Sesau para discutir investimentos e trabalhos a serem realizados em Rondônia, como a implantação de mestrados e doutorados na área da saúde.

Para o governador Ivo Cassol, a presença de uma instituição de renome mundial no estado, como é o caso da Fiocruz, demonstra o nível de desenvolvimento que Rondônia vem apresentando e representará um progresso na saúde. "A presença da Fiocruz em Rondônia representará uma maior melhoria na saúde para a população", avaliou.

Durante a reunião, o diretor da Ipepatro, Hildebrando, falou do potencial da região amazônica para pesquisa e relatou os trabalhos que já vem sendo realizados pelo instituto. "Estamos realizando pesquisa com a secreção de sapos amazônicos a fim encontrar compostos ativos para defesa contra microorganismos".

Para o presidente da Fiocruz, Rondônia vive um momento de grande desenvolvimento em virtude da construção das usinas do Madeira, o que coloca o estado em destaque no cenário nacional. Aproveitando a oportunidade, ele finalizou a reunião convidando o governador a conhecer a sede da fundação no Rio de Janeiro.
 
Fiocruz

Criada em 25 de maio de 1900 - com o nome de Instituto Soroterápico Federal - a Fiocruz nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Hoje, vinculada ao Ministério da Saúde, a fundação abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços e a implementação de programas sociais.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)