Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Para ex-presidente do Cremero, VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia vai superar as expectativas


Para ex-presidente do Cremero, VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia vai superar as expectativas - Gente de Opinião

O Encontro de Direito Médico de Rondônia - iniciativa pioneira do advogado Cândido Ocampo - chega a oitava edição fortalecido e consagrado por profissionais e acadêmicos de ambas as áreas, que têm tido a oportunidade de debater temas relevantes através das palestras ministradas por profissionais experientes e especialistas convidados. A afirmação é do ex-presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) e diretor clínico de um dos mais importantes hospitais de Rondônia – o Prontocordis, em Porto Velho, médico Andrei Leonardo de Oliveira.

E é por sua seriedade, qualidade e importância, segundo o doutor Andrei, que o VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia tem contado com o apoio de instituições que acreditaram na iniciativa; dentre elas, o Prontocordis, um dos maiores hospitais de Rondônia.

“Se o evento está na oitava edição, então é sucesso”, diz o doutor Andrei Leonardo Oliveira, do Prontocordis. “Cândido Ocampo é um visionário nesta área do direito médico. Constatamos o gabarito da iniciativa ao ver as personalidades que ele está trazendo, como, por exemplo, a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça. Para um membro de uma corte superior prestigiar um evento em Rondônia - sabemos que não é facil, e o Ocampo está conseguindo realizar algo excepcional”, disse.

Doutor Andrei Leonardo lembra que uma das grandes demandas atualmente, no Judiciário, é a questão do erro médico. “O que assiste o paciente é o direito do consumidor, pois está contratando um serviço. Quanto ao médico, resta a obediência ao seu código de ética, elaborado pelo Conselho Federal de Medicina, que é muito rigido”, afirma.

Em sua opinião, “na maioria das vezes - comento isso sem medo de errar - o grande problema é a relação médico-paciente. Hoje em dia todos querem tudo para ontem. Rotineiramente o médico tem pouco tempo e tem de atender um número cada vez maior de pacientes – principalmente no serviço público. O doente quer ser atendido e, em regra, não entende que muitas das vezes a consulta e/ou procedimento demoram em razão do excesso de demanda. Por tais razões, dentre outras, é que a relação médico-paciente deve ser preservada, ou seja, o profissional tem de cultivar um bom relacionamento com seu paciente, pois, uma vez quebrado esse vínculo, consequentemente é quebrada a confiança e nada mais dará certo”, pontua.

Ele orienta a todos que, antes do atendimento, consultem no site do Cremero se o médico é especialista na área. “Vai fazer uma cirurgia plástica? Consulte no site do Conselho se o médico realmente pussui a especialidade reconhecida”. É uma questão de segurança para o paciente”, lembra.

As expectativas sobre o VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia são as melhores possíveis, ressalta o doutor Andrei Leonardo. “Certamente será um sucesso, como nas edições anteriores. Parte desse sucesso pode ser creditado ao empenho e dedicação do seu coordenador, o advogado Cândido Ocampo, profissional sensível e profundo conhecedor da área.

Realizado pelo Escritório Cândido Ocampo Advogados associados, o evento vai contar com ilustrados palestrantes, como a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça; o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, jurista Raul Canal. E ainda a participação da prata da casa, o desembargador Raduan Miguel Filho, do Tribunal de Justiça de Rondônia, e o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremero), Spencer Vaiciunas, como palestrantes locais.

O VIII Encontro de Direito Médico de Rondônia acontece dia 16 de agosto (sexta-feira), a partir da 14h, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, e conta com o patrocínio do Hospital Central de Porto Velho; Instituto São Pelegrino; Hospcor e Unimed Porto Velho. O apoio é do Tribunal de Justiça de Rondônia; da Associação Nacional de Direito Médico e Bioética (Anadem); do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero); e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Rondônia.

Mais informações e inscrição: www.direitomedicorondonia.com

Mais Sobre Saúde

Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia

Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia

O Hospital de Amor Amazônia inaugura nesta quinta (20), às 10 horas, em Porto Velho (RO), o seu segundo acelerador de partículas linear, equipamento d

UHE Jirau entrega postos de saúde, veículos e melhorias sanitárias para SESAI atender à terra indígena kaxarari

UHE Jirau entrega postos de saúde, veículos e melhorias sanitárias para SESAI atender à terra indígena kaxarari

A Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau entregou para o Polo da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), localizado no distrito de Extrema, três post

Municípios de Rondônia recebem pulverização para combater mosquito transmissor da dengue

Municípios de Rondônia recebem pulverização para combater mosquito transmissor da dengue

Com o período chuvoso o número de casos de dengue em Rondônia aumenta, e a preocupação da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) é redobrad

Cientistas britânicos começam a testar vacina contra o coronavírus  em ratos

Cientistas britânicos começam a testar vacina contra o coronavírus em ratos

Uma equipe de pesquisadores britânicos anunciou hoje (11) que está testando em ratos uma vacina contra o novo coronavírus e espera concluir a experi