Sábado, 22 de novembro de 2014 - 09h13
Médicos e alunos de medicina participaram do I Simpósio de Urologia Novembro Azul, realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) na última quarta-feira (19) na sede da autarquia em Porto Velho. O evento contou com a presença do presidente do Cremero, Rodrigo Almeida, além das palestras dos renomados médicos de São Paulo-SP, especialistas em urologia, Ricardo Vita, Eduardo de Oliveira e Marcos Freire, que juntos abordaram os temas relacionados à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.
Conforme Rodrigo Almeida, o evento foi uma oportunidade para os palestrantes compartilharem o conhecimento com os participantes da ação. “Agradeço aos três médicos que vieram de longe para este simpósio que visa realizar o intercâmbio entre os profissionais de Rondônia, através do programa Educação Médica Continuada e ressalto o nosso compromisso com a realização de mais eventos como esse”.
O palestrante Ricardo Vita ressaltou a importância da campanha nacional Novembro Azul. “Essa é uma ação de combate ao câncer de próstata. O novembro é considerado como o mês mundial de combate a esta doença e isso pegou um pouco do Outubro Rosa, considerado o mês de combate ao câncer de mama”, disse.
A prevenção do câncer de próstata é considerada como tabu para muitos homens, mas o médico Eduardo de Oliveira enfatizou a relevância do exame de combate à doença. “Temos que desmistificar o preconceito em relação à campanha, através das ações que vêm sendo feitas pelo Novembro Azul, para quebrarmos essa barreira que existe em relação a sua prevenção”.
Segundo Marcos Freire, o câncer de próstata no Brasil é o segundo maior causador de mortes entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. “Estima-se que em torno de 69 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados no país, o que representa mais ou menos um diagnóstico a cada oito minutos”, alertou.
O médico Ricardo Vita ainda destacou que em 2011, mais de 13 mil pessoas morreram de câncer de próstata, o equivalente a um caso a cada 40 minutos, o que denota a importância da prevenção da doença, que assim como o câncer de mama, na maioria das vezes é assintomática.
Fonte: Renato Pereira
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)