Sábado, 22 de novembro de 2014 - 09h13
Médicos e alunos de medicina participaram do I Simpósio de Urologia Novembro Azul, realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) na última quarta-feira (19) na sede da autarquia em Porto Velho. O evento contou com a presença do presidente do Cremero, Rodrigo Almeida, além das palestras dos renomados médicos de São Paulo-SP, especialistas em urologia, Ricardo Vita, Eduardo de Oliveira e Marcos Freire, que juntos abordaram os temas relacionados à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.
Conforme Rodrigo Almeida, o evento foi uma oportunidade para os palestrantes compartilharem o conhecimento com os participantes da ação. “Agradeço aos três médicos que vieram de longe para este simpósio que visa realizar o intercâmbio entre os profissionais de Rondônia, através do programa Educação Médica Continuada e ressalto o nosso compromisso com a realização de mais eventos como esse”.
O palestrante Ricardo Vita ressaltou a importância da campanha nacional Novembro Azul. “Essa é uma ação de combate ao câncer de próstata. O novembro é considerado como o mês mundial de combate a esta doença e isso pegou um pouco do Outubro Rosa, considerado o mês de combate ao câncer de mama”, disse.
A prevenção do câncer de próstata é considerada como tabu para muitos homens, mas o médico Eduardo de Oliveira enfatizou a relevância do exame de combate à doença. “Temos que desmistificar o preconceito em relação à campanha, através das ações que vêm sendo feitas pelo Novembro Azul, para quebrarmos essa barreira que existe em relação a sua prevenção”.
Segundo Marcos Freire, o câncer de próstata no Brasil é o segundo maior causador de mortes entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. “Estima-se que em torno de 69 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados no país, o que representa mais ou menos um diagnóstico a cada oito minutos”, alertou.
O médico Ricardo Vita ainda destacou que em 2011, mais de 13 mil pessoas morreram de câncer de próstata, o equivalente a um caso a cada 40 minutos, o que denota a importância da prevenção da doença, que assim como o câncer de mama, na maioria das vezes é assintomática.
Fonte: Renato Pereira
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes
Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia
Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens
Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)