Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Palestras realizadas no Cremero destacam importância da prevenção do câncer de próstata



Médicos e alunos de medicina participaram do I Simpósio de Urologia Novembro Azul, realizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) na última quarta-feira (19) na sede da autarquia em Porto Velho. O evento contou com a presença do presidente do Cremero, Rodrigo Almeida, além das palestras dos renomados médicos de São Paulo-SP, especialistas em urologia, Ricardo Vita, Eduardo de Oliveira e Marcos Freire, que juntos abordaram os temas relacionados à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças masculinas.

Conforme Rodrigo Almeida, o evento foi uma oportunidade para os palestrantes compartilharem o conhecimento com os participantes da ação. “Agradeço aos três médicos que vieram de longe para este simpósio que visa realizar o intercâmbio entre os profissionais de Rondônia, através do programa Educação Médica Continuada e ressalto o nosso compromisso com a realização de mais eventos como esse”.

O palestrante Ricardo Vita ressaltou a importância da campanha nacional Novembro Azul. “Essa é uma ação de combate ao câncer de próstata. O novembro é considerado como o mês mundial de combate a esta doença e isso pegou um pouco do Outubro Rosa, considerado o mês de combate ao câncer de mama”, disse.

A prevenção do câncer de próstata é considerada como tabu para muitos homens, mas o médico Eduardo de Oliveira enfatizou a relevância do exame de combate à doença. “Temos que desmistificar o preconceito em relação à campanha, através das ações que vêm sendo feitas pelo Novembro Azul, para quebrarmos essa barreira que existe em relação a sua prevenção”.

Segundo Marcos Freire, o câncer de próstata no Brasil é o segundo maior causador de mortes entre a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. “Estima-se que em torno de 69 mil casos de câncer de próstata foram diagnosticados no país, o que representa mais ou menos um diagnóstico a cada oito minutos”, alertou.  

O médico Ricardo Vita ainda destacou que em 2011, mais de 13 mil pessoas morreram de câncer de próstata, o equivalente a um caso a cada 40 minutos, o que denota a importância da prevenção da doença, que assim como o câncer de mama, na maioria das vezes é assintomática.

Fonte: Renato Pereira
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

Ao lado de sua esposa e sócia Dra. Zhara Longuini o Dr. Gabriel Longuini, reconhecido médico em Porto Velho, acaba de anunciar que o GL Club Ensino,

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapi

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Se você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, hepatite

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)