Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Palestra no TJ vai desmistificar transplante de medula óssea


  
É fácil se tornar um doador

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), vai realizar na próxima quarta-feira (14), às 16 horas, no auditório do Tribunal, uma palestra sobre os procedimentos para que uma pessoa se torne doadora de medula óssea. Entre outros tópicos a serem abordados, o médico hematologista Ricardo Torres vai explicar como é fácil se tornar um doador de medula, para que muitas vidas possam ser salvas. A palestra terá duração de apenas 30 minutos.

No último dia 25 , o médico proferiu palestra para cerca de 100 servidores do TRT da 14ª Região - RO/AC., envolvidos em uma grande campanha para tentar identificar um doador para salvar uma menina, de 10 meses de idade, filha do servidor do TRT Raimundo Cleudecí de Paula Chaves, que se encontra internada em estado grave na enfermaria de infectologia pediátrica do Hospital São Paulo (UNIFESP). De acordo com o pai da criança, nenhum dos cerca de 300 mil voluntários do Registro de Doadores (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca) possui HLA (Hunam Leukocyte Antigens - Antígenos de Histocompatibilidade Humano) compatível para a realização imediata do transplante.

Problema também atinge filha de servidores do TJ

O mesmo problema enfrenta Tatiana Ribeiro de Araújo, 23 anos, filha dos servidores do Tribunal de Justiça, Rosangela Bezerra Gomes, lotada no 1º Vara do Tribunal do Júri e Carlinhos Cezar Ribeiro de Araújo, lotado no Juizado Especial Cível da Amazonas, ambos da Comarca de Porto Velho. Tatiana está internada no Hospital A. C. Camargo (Hospital do Câncer), situado no Bairro da Liberdade, em São Paulo (SP) e procura um doador para que possa salvar sua vida. De acordo com Rosangela, algumas pessoas já fizeram exames com intuído de doar, porém nenhum foi compatível para a realização imediata do transplante. 

Fonte: Ascom - TJ RO

Mais Sobre Saúde