Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Pacientes do HB recebem com sucesso marca passo...


O governador Ivo Cassol e o diretor do Hospital de Base, médico Amado Ahamad Rahal, estão satisfeitos com os resultados dos tratamentos que estão sendo realizados com pacientes cardíacos. O principal motivo dos tratamentos cardiovasculares foi o implante de cinco marca-passos em pacientes que oito meses depois estão voltando ao Hospital de Base para realizar o acompanhamento técnico realizado pelo cirurgião e responsável pelo setor de cardiologia, José Carlos Mulaski.

Segundo Mulaski de novembro de 2006 até junho de 2007, foram realizadas cinco cirurgias para implante de marca-passo definitivo. Todas as interferências cirúrgicas aconteceram com sucesso. Oito meses depois, os pacientes que tem em média 80 anos, estão satisfeitos com  a grande melhora no seu padrão de vida.

O Hospital de Base, através da Secretaria de Saúde, continua prestando assistência técnica e médica aos pacientes implantados com marca-passo. Segundo o secretário de Saúde Milton Moreira, todas as cirurgias estão sendo custeadas pelo Estado. Amado Rahal, disse que o Serviço Unificado de Saúde - SUS, precisa  cadastrar e reconhecer esse tratamento, realizando os repasses financeiros para que o Estado possa esse tipo de tratamento para a população.

Uma média de dez pacientes procura o HB mensalmente para receber esse tipo de tratamento. Antes, a maioria dessas cirurgias era realizada fora de domicílio, causando grandes gastos para a União e Estado. 

Milton Moreira deve se reunir nos próximos dias com o governador Ivo Cassol, para resolver em definitivo a parceria entre o governo de Rondônia e o Ministério da Saúde, para que os implantes de marca-passo e cirurgias do coração possam ser realizadas em Porto Velho. "Dessa forma, o Estado e a União terão grande economia, além do conforto dos pacientes, concluiu Amado Rahal.
 
Fonte: DECOM


 

Mais Sobre Saúde