Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Osvaldo Cruz programa ações contra a tuberculose


A Policlínica Osvaldo Cruz (POC), através da Coordenação Estadual de Controle à Hanseníase e à Tuberculose, programa uma série de atividades para marcar o dia 24 de março, Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. O objetivo é conscientizar a população sobre a enfermidade e a necessidade de atitudes preventivas. Em 2007 a POC registrou 70 novos casos da doença.

"O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização, buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta a enfermidade. O dia é um marco fundamental para a intensificação das ações de controle da tuberculose. Esse é o objetivo da administração estadual", Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

O trabalho contará com a distribuição interna de folderes e cartazes. Nos dias 24 e 25 haverá outra ação conjunta entre a Coordenação Estadual e a Secretaria Municipal de Saúde, programada para atingir todo o comércio, além de duas equipes que estarão trabalhando nos bairros. Em parceria com a Faculdade São Lucas, haverá ainda uma divulgação em linguagem teatral, durante todo o dia, informando sobre os perigos e as formas de diagnóstico da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) estima-se que o Brasil tenha 85 mil portadores da tuberculose, com cerca de 6 mil mortes por ano. Em Rondônia a policlínica notificou, em 2007, 70 novos casos. "Nossa meta é multiplicar as informações sobre a doença e tratamento, pois com os cuidados corretos, o paciente tem 100% de chances de cura", explicou Débora Rodrigues, diretora geral da POC.

De acordo com a assistente social Maria Helena Conus e a enfermeira Elineth Costa, responsáveis pelos setores de Hanseníase e Tuberculose da POC, as ações em conjunto têm como meta sensibilizar o maior número de pessoas sobre os perigos da tuberculose. No dia de combate a POC realizará exames baciloscopia de escarro. Após a coleta, o material será enviado ao Laboratório Central de Rondônia (Lacem) para análise.

Fonte: A/I SESAU

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)