Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Osvaldo Cruz programa ações contra a tuberculose


A Policlínica Osvaldo Cruz (POC), através da Coordenação Estadual de Controle à Hanseníase e à Tuberculose, programa uma série de atividades para marcar o dia 24 de março, Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. O objetivo é conscientizar a população sobre a enfermidade e a necessidade de atitudes preventivas. Em 2007 a POC registrou 70 novos casos da doença.

"O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização, buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta a enfermidade. O dia é um marco fundamental para a intensificação das ações de controle da tuberculose. Esse é o objetivo da administração estadual", Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

O trabalho contará com a distribuição interna de folderes e cartazes. Nos dias 24 e 25 haverá outra ação conjunta entre a Coordenação Estadual e a Secretaria Municipal de Saúde, programada para atingir todo o comércio, além de duas equipes que estarão trabalhando nos bairros. Em parceria com a Faculdade São Lucas, haverá ainda uma divulgação em linguagem teatral, durante todo o dia, informando sobre os perigos e as formas de diagnóstico da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS) estima-se que o Brasil tenha 85 mil portadores da tuberculose, com cerca de 6 mil mortes por ano. Em Rondônia a policlínica notificou, em 2007, 70 novos casos. "Nossa meta é multiplicar as informações sobre a doença e tratamento, pois com os cuidados corretos, o paciente tem 100% de chances de cura", explicou Débora Rodrigues, diretora geral da POC.

De acordo com a assistente social Maria Helena Conus e a enfermeira Elineth Costa, responsáveis pelos setores de Hanseníase e Tuberculose da POC, as ações em conjunto têm como meta sensibilizar o maior número de pessoas sobre os perigos da tuberculose. No dia de combate a POC realizará exames baciloscopia de escarro. Após a coleta, o material será enviado ao Laboratório Central de Rondônia (Lacem) para análise.

Fonte: A/I SESAU

Gente de OpiniãoSábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gente de Opinião Sábado, 20 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)