Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Onze postos estão fazendo a vacinação contra H1N1 em grávidas, crianças e doentes


 
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho começou hoje (22) a segunda etapa da campanha de vacinação contra o vírus influenza (H1N1). As aplicações estão sendo realizadas em 11 postos de saúde da rede municipal em Porto Velho e tem como estratégia vacinar mulheres gestantes, crianças de 0 a 2 anos incompletos e pessoas com doenças crônicas, como coração, fígado, rins, pulmão, HIV e câncer . Esta etapa vai até o dia 02 de abril. 

A dosagem é diferenciada de acordo com a faixa etária do paciente, para crianças de até dois anos incompletos serão aplicadas duas doses de 0,25 ml cada com intervalo de 30 dias para a segunda dose. As crianças de 3 a 9 anos também tomam duas doses com intervalo de um mês, mas com a dosagem de 0,5 ml. Em adultos será aplicada uma dose única de 0,5 ml. 

De acordo com a chefe da divisão de imunização Goreth Marinho, para essa etapa o município recebeu 40 mil doses da vacina e está previsto que sejam vacinadas uma média de 32 mil pessoas. A cada fase recebe-se uma quantidade diferente de doses. Até o final da campanha serão recebidas 190 mil doses com a expectativa de vacinar cerca de 150 mil pessoas no total. 

Na primeira etapa foram atendidos os trabalhadores em saúde, gestantes e indígenas, sendo que no total foram vacinadas 4.465 pessoas. Dessa quantia 373 são indígenas, 20 gestantes e 4072 profissionais de saúde. A chefe conta que o número de profissionais vacinados ultrapassou a meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), pois a quantia esperada era da média de 3800 pessoas da área de saúde. 

As unidades com disponibilidade da vacina H1N1 na Capital são: Policlínica Ana Adelaide, Hamilton Gondin, Manoel Amorim de Matos, José Adelino, Centro de Saúde Agenor de Carvalho, Caladinho, Maurício Bustani, Osvaldo Piana, Aponiã, São Sebastião e Mariana.

Fonte: Aurimar Lima

Mais Sobre Saúde