Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

ONG Doutores Sem Fronteiras terá Barco Hospital para atendimentos após parceria do Governo de Rondônia


ONG Doutores Sem Fronteiras terá Barco Hospital para atendimentos após parceria do Governo de Rondônia - Gente de Opinião
A ONG Doutores Sem Fronteiras (DSF) realizará atendimentos no Barco Hospital Walter Bartolo após firmar parceria com o Governo de Rondônia. O anúncio foi feito, recentemente, pelo coordenador da Unidade de Saúde Social Fluvial, Giovani Gustala, em nome do governador do estado, Marcos Rocha. Com a parceria será possível expandir atendimentos especializados odontológicos e médicos para as terras indígenas e comunidades ribeirinhas do Rio Guaporé e Mamoré.

O compromisso foi firmado e tudo encaminhado entre o presidente do DSF, Caio Eduardo Machado, e o coordenador Giovani Gustala, que se comprometeu em ir a São Paulo pra assinar contrato e conhecer pessoalmente as instalações da ONG. “Essa ação irá beneficiar centenas de indígenas e ribeirinhos que vivem às margens dos rios do Vale do Guaporé, tendo em vista a dificuldade nos deslocamentos na região”, comenta Caio.

A ONG DSF realiza a maior ação de odontologia do mundo em terras indígenas e comunidades ribeirinhas, com profissionais especializados e equipamentos de ponta como o Sistema Cerec Cad Cam, um scanner intra e uma fresadora 3D que proporciona a confecção de uma elemento dentário definitivo em minutos. 

“Estamos felizes com essa aproximação do DSF com o novo governo, os mais beneficiados serão as famílias que irão receber esses atendimentos especializados”, pontua Caio Machado. 

Entre os dias 25 de junho e 7 de julho, a ONG realizará a etapa de atendimentos na unidade fluvial nas comunidades: Deolinda, Barranquilha, Sotéri, Baía das Onças, Ricardo Franco e Surpresa. No estado realizam ainda atendimentos nas terras indígenas Sete de Setembro e Igarapé de Lourdes, entre 8 e 23 de julho.

Parceria
A Doutores Sem Fronteiras é financiada pelos próprios participantes e empresas privadas, também contam com parcerias de ONGs da região, governo Federal e Estadual, no apoio em logística e alimentação. Para 2019, a ONG conta também com a parceria do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, DSEI Vilhena, Fundação Nacional do Índio (Funai), Associação Kanindé e Associação Metareila.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)