Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Olhares e olfato se aguçam. Mercado acreano vende saúde



Para a dengue, basta o chá do cravo da vitória


Andando para lá e para cá, o médico e pesquisador Radjalma Cabral de Lima divulga o cravo da vitória (Tagetes erecta L), com o qual conseguiu atenuar surtos da dengue no Acre, na Bahia, em Alagoas e Pernambuco. No ano passado encantou cerca de 60 pessoas numa palestra feita no Pré Núcleo Luz do Oriente, do Centro Espírita União do Vegetal, situado na zona rural de Brazlândia, a 50 quilômetros do Plano Piloto de Brasília. 

O cravo da vitória, usado desde o período dos Astecas, na América Central, nasce em qualquer lugar do Brasil. Com zelo no que relata, Lima conta que ainda há preconceito contra o seu trabalho. Mesmo expondo os convites de secretarias de saúde e o próprio reconhecimento público da Fundação Nacional de Saúde (FNS), ele ainda se depara com situações...CLIQUE E LEIA MAIS EM "AMAZÔNIAS" COM EDITORIA ESPECIAL DO JORNALISTA DE OPINIÃO MONTEZUMA CRUZ.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)