Domingo, 15 de maio de 2011 - 19h51
![]() |
| O oftalmologista Ítalo Cavalcante recebeu em sua clínica o Dr. Paulo Ferrara, criador da técnica conhecida mundialmente como Anel de Ferrara. (Foto: Diana Braga) |
Pacientes portadores de ceratocone que se submeteram ao implante do Anel de Ferrara estão satisfeitos com os resultados do tratamento. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados no último mês de abril pelo criador do método, o médico oftalmologista Paulo Ferrara, na Clínica de Oftalmologia Geral e Especialidades - OFTCENTER, em Porto Velho. A implantação do dispositivo foi acompanhada pelo diretor da clínica, Dr. Ítalo Cavalcante. Um marco na história de Rondônia e o lançamento do novo tratamento oferecido pelaOFTCENTER.
O médico oftalmologista Ítalo Cavalcante, informa que o objetivo principal do Anel de Ferrara é a reabilitação visual. “Quando inserido no olho, o anel torna o perfil da córnea central mais achatado e mais regular, o que diminui o defeito óptico, alto astigmatismo com miopiaassociada, ou não”, explica o especialista.
Um dos pacientes que se submeteram à cirurgia de implantação do Anel de Ferrara foi o jovem estudante Michel Teixeira Lima, 28 anos, natural do Ceará, que reside em Porto Velho há 14 anos. “Estou muito satisfeito e já sinto uma melhora significativa na minha visão. Confesso que tive medo, fiquei ansioso, mas para minha surpresa o procedimento é muito mais simples do que imagina e totalmente indolor”, garante ele, quinze dias depois da realização do procedimento.
O fato de ter feito o tratamento em Rondônia sem a necessidade de se deslocar até outros estados é para o estudante motivo de orgulho. “É um progresso. Assim como eu, outras pessoas poderão agora reabilitar a visão a um custo bem menor, sem gastos com passagens aéreas e estadias em outras regiões do país, o que tornava o procedimento pouco acessível”, destaca.
Com a incorporação da técnica Anel de Ferrara ao quadro de especialidades oferecidas pela clínica, a OFTCENTER que já é pioneira por reunir em um só lugar os melhores métodos e mais modernos equipamentos para tratamento do ceratocone, rompe as barreiras de Rondônia e torna-se agora referência entre os estados do Norte do país.
Fonte: Diana Braga
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Estação Saúde leva atendimento médico e biomédico à Aldeia Joaquim, em Cacoal (RO)
Uma jornada marcada por desafios, propósito e transformação. Assim foi a chegada da equipe do projeto Estação Saúde, da Faculdade Metropolitana, à A

Histórias de quem encontrou acolhimento no Corujão da Saúde
Maria Aparecida, 54 anos, moradora do Assentamento Joana D’arc, chegou à unidade depois de um dia difícil. Sentindo dores causadas por problemas na ti

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) analisou a aquisição do imóvel destinado ao Hospital Universitário de Porto Velho e reconheceu q

Prefeitura de Porto Velho realiza coleta inédita do exame DNA-HPV, neste sábado (28)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realiza neste sábado (28) a primeira ação de coleta do exame DNA-HPV
Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)