Segunda-feira, 9 de janeiro de 2023 - 17h09

Um novo ano começa e com ele a renovação de votos e promessas para 2023. Para quem busca refazer as pazes com a balança, a nutricionista da rede municipal de saúde, Ana Moura dos Santos, dá algumas dicas. A opção por um estilo de vida mais saudável está atrelada à prevenção de diversas doenças.
“A regra de ouro, principalmente neste período de férias, é: se exagerar muito na alimentação em um dia, no outro opte por uma alimentação mais líquida, com bastante legumes, frutas e fibras. O segredo é não guardar remorso, mas estar disposto a corrigir certos hábitos alimentares que podem trazer complicações à saúde ao longo do novo ano”, explica Ana Moura.
Atuando na Policlínica Rafael Vaz e Silva, na região central de Porto Velho, a nutricionista acompanha, diariamente, o que um histórico de má alimentação pode resultar na vida de um paciente.
“Como nutricionista na rede pública, o que mais encontro são pessoas que já desenvolveram um quadro de obesidade, hipertensão ou diabetes. Quando investigamos, normalmente encontramos um paciente que sofre com estresse e não pratica uma atividade física. Somente a partir do diagnóstico é que passam a repensar o seu estilo de vida e uma alimentação balanceada”, explica a servidora.
Nutricionista da rede municipal de saúde, Ana Moura dos Santos
Ainda segundo a nutricionista, para quem optar por uma nova dieta em 2023, o primeiro passo é conhecer o seu próprio corpo, identificando o seu metabolismo e o biotipo específico, uma vez que há uma dieta individualizada para cada caso.
“Acredito que a lição para 2023 é manter um relacionamento positivo com a sua dieta. Não corte totalmente os alimentos que você goste de comer, apenas insira ele na sua dieta sem exageros. Somado a isso, a orientação é reduzir o estresse e iniciar uma prática esportiva. Não espere o corpo dar sinais de mudança, comece com ela desde já”, finaliza.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)