Terça-feira, 22 de março de 2011 - 17h51
A primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, acompanhada do secretário municipal de saúde, Williames Pimentel, do adjunto Luis Eduardo Maiorquin e técnicos do Centro de Atendimento Psicossocial (CAP’s), visitaram na tarde desta segunda feira (20), as instalações da Comunidade Terapêutica Porto da Esperança, em Candeias do Jamary, a 28 quilômetros de Porto Velho, sentido Cuiabá, na BR-364. O grupo foi conhecer melhor o trabalho desenvolvido em prol de homens que sofrem com dependência química, visando estabelecer nova parceria com a Casa Família Rosetta, que administra a entidade.
Lucilene Peixoto explicou que há pouco mais de um ano, a prefeitura firmou parceira com a Casa Família Rosetta, através da Secretaria de Assistência Social (Semas), para a construção e manutenção da Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida, que funciona ao lado e trata mulheres dependentes químicas. “Hoje, estamos cumprindo determinação do prefeito Roberto Sobrinho, que ficou muito sensibilizado e também decidiu apoiar na recuperação dos homens”, declarou.
Ela enfatizou que o objetivo do prefeito é ampliar cada vez mais as ações de tratamento, prevenção e enfrentamento às drogas no Município. Inclusive, lembrou que recentemente foi empossado o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, do qual faz parte. Também informou que a prefeitura já mantém outro convênio com a Casa Família Rosetta, para ajudar no tratamento de crianças especiais.
O secretário Williames Pimentel ressaltou que o Município, através da Semusa, tem todo interesse em fortalecer a parceria com a entidade, repassando recursos (valores ainda não definidos), para que mais pessoas consigam vencer a dependência das drogas. A idéia, de acordo com o diretor do CAP’S AD (álcool e drogas), Ademir Pereira, é encaminhar para a Comunidade Porto da Esperança, dependentes cujo tratamento vai além das medidas laboratoriais. “Essa parceria vai possibilitar a continuação de um trabalho que a prefeitura já realiza”, afirmou.
A diretora da Casa Família Rosetta, Giusi Fulco destacou o trabalho já feito em conjunto com a prefeitura e falou das perspectivas para com os resultados da nova parceria. “Nenhuma gestão municipal ou estadual fez o que vocês estão fazendo por nós”, ressaltou.
Depois de conhecerem todas as instalações da comunidade terapêutica – alojamentos, refeitório, jardins, capela, sala de tv, hortas e granja -, acompanhados do diretor William Cristian e da diretora da Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida, Lorena Maria Rodrigues, Lucilene Peixoto e a equipe da Semusa se dirigiram novamente à capela, desta vez para um encontro com os 40 residentes. “Não desistam do tratamento, pois não desistiremos de vocês”, declarou a primeira dama.
Fonte: Augusto José
Fotos: Frank
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à