Porto Velho (RO) sábado, 19 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Mobilização também orienta sobre valor do alimento para as crianças e estimula a solidariedade


Gestantes e puérperas são incentivadas a amamentar seus filhos e a fazer doação - Gente de Opinião
Gestantes e puérperas são incentivadas a amamentar seus filhos e a fazer doação

Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que ocorre neste 19 de maio, a Prefeitura de Porto Velho realiza de 17 a 31 deste mês, uma campanha de arrecadação de frascos que serão repassados ao Banco de Leite Humano Santa Ágata.

Campanha arrecada frascos que serão repassados ao Banco de Leite Campanha arrecada frascos que serão repassados ao Banco de LeiteA campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e realizada pelo Departamento de Atenção Básica, que faz duas mobilizações anuais, em que chama a atenção da população para a importância do aleitamento materno.

A primeira campanha acontece em maio, durante a Semana Nacional de Doação de Leite Humano. A segunda ocorre em agosto, na Semana Nacional do Aleitamento Materno.

Na primeira mobilização anual o foco é o reforço nas informações sobre a importância da doação de leite humano. As gestantes e puérperas são incentivadas a amamentar seus filhos e a fazer doação para atender crianças que estão em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

CONSULTAS

As informações também são difundidas às mulheres durante as consultas de pré-natal e puerpério, nas unidades de básicas de saúde de Porto Velho, tanto na zona urbana quanto rural.

O município é detentor do Selo de Hospital Amigo da Criança e através da Maternidade Municipal Mãe Esperança, orienta a prática da amamentação na primeira hora após o nascimento.

Mobilização também orienta sobre valor do alimento para as criançasMobilização também orienta sobre valor do alimento para as crianças“A mulher que está amamentando pode ser uma doadora de leite. Quando é identificada na atenção básica como possível doadora passa a receber orientações e são encaminhadas ao Banco de Leite Humano Santa Ágata”, explica Rosimari de Souza Garcia Carvalho, nutricionista e gestora do Núcleo de Saúde da Criança e Adolescente da Semusa.

A arrecadação de frascos surgiu para prover o Banco de Leite, para que não faltem esses insumos no estoque e para dar suporte no atendimento a outras doadoras de leite humano. Todas as unidades de saúde de Porto Velho arrecadarão frascos, que podem de embalagem de maionese ou de café solúvel. “É muito importante que as mulheres sejam sensibilizadas para a prática da amamentação e doação de leite humano”, conclui.

Mais Sobre Saúde

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Barco Saúde conclui cronograma de atendimento e vacinação aos ribeirinhos

Cerca de 7 mil moradores da região ribeirinha foram atendidos com mais de 15 tipos de serviços e procedimentos médicos pela Prefeitura de Porto Velho

Unidade de Saúde da Família do Aponiã, em Porto Velho, é reinaugurada

Unidade de Saúde da Família do Aponiã, em Porto Velho, é reinaugurada

Após passar por obras de reforma que duraram seis meses, a Unidade de Saúde da Família (USF) do Aponiã foi entregue, nesta sexta-feira (11), aos morad

Covid: Cremero alerta sobre atestados falsos para comprovar comorbidades na vacinação

Covid: Cremero alerta sobre atestados falsos para comprovar comorbidades na vacinação

A exigência de comprovação de comorbidades para garantir a vacinação contra a Covid-19 tem provocado uma corrida de pacientes em busca de comprovaçã