Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

MP realiza evento alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS



O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Seção de Assistência à Saúde (SEAS), em parceria com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), realiza a abertura do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, na segunda-feira, 1º de dezembro, a partir das 9 horas, no auditório do edifício-sede da instituição em Porto Velho.

Durante o evento serão ofertados aos servidores da instituição, exames de testagens rápida para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B e C. Ao todo, foram disponibilizados 80 exames, que devem ser pré-agendados na seção médica.

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizada em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no país é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente. E ainda adverte, que evitar a doença não é difícil. Basta usar preservativos em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas.

Ascom MPRO
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)