Porto Velho (RO) sábado, 28 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Ministro da saúde assegura recursos para odontologia nacional


Ao participar da solenidade de criação dos Conselhos Regionais e Federal, na última sexta-feira no Rio de Janeiro, a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, ao cumprimentar o ministro da Saúde Jose Gomes Temporão, recebeu dele a certeza de mais investimentos na saúde bucal para todo o pais. Em especial para  o Estado de Rondônia,  o ministro disse que já esteve em vários municípios como Vilhena e Ji-paraná entre outros e não descarta investimentos na área bucal diferenciada, pois conhece a realidade da região e a necessidade urgente de investimentos nesta área.

Recém-empossado, o novo ministro tem longa experiência como sanitarista e gestor público, tendo exercido as funções de professor e pesquisador da Fiocruz, e mais recentemente a de presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quando liderou uma série de reformas voltadas para a humanização do atendimento público em saúde. Temporão anunciou ainda o investimento de R$ 2 milhões em bolsas para pós-graduação em odontologia. Ao encerrar sua fala, garantiu ao público que a saúde bucal continuará sendo uma prioridade deste governo. Foi aplaudidíssimo.

Para a cirurgia-dentista Sandra Menezes, com os investimentos feitos pelo governo federal na área da saúde bucal brasileira, como bem disse o ministro,  vemos uma acentuada queda nas extrações realizadas pelo SUS". Notamos que as extrações deram lugar aos procedimentos preventivos e de mais alta complexidade, como ortodontia.

Já o presidente do Conselho Federal, cirurgião-dentista  Miguel Nobre disse que há 43 anos, o Conselho Federal e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia formam uma só Autarquia, ou seja, uma só rede. Graças à própria evolução da profissão e de suas lideranças políticas, hoje esta rede se encontra em um nível muito mais qualificado de integração, que batizamos de Sistema Conselhos de Odontologia.

Nobre destacou a iniciativa do CFO na criação de uma rede informatizada com os 27 CROs, garantindo a troca de informações em tempo real, integração estendida agora a todo o sistema contábil.

Medalha de Honra ao Mérito
Ao equiparar o Código de Ética Odontológica ao Código do Consumidor e à Constituição Brasileira como ferramentas promotoras de cidadania, Miguel Nobre resumiu assim a importância da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional. "Uma sociedade se faz de exemplos e o país anda precisando deles."

 

Mais Sobre Saúde

Especialistas alertam contra a dengue em Vilhena: campanha começa nesta quarta-feira, 25

Especialistas alertam contra a dengue em Vilhena: campanha começa nesta quarta-feira, 25

Enquanto o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus (covid-19), o Brasil e Vilhena enfrentam outro desafio importante: a luta contra a dengue. O númer

Fecomércio Rondônia apoia plano de ação nacional da CNC/Sesc/Senac para combate ao coronavírus

Fecomércio Rondônia apoia plano de ação nacional da CNC/Sesc/Senac para combate ao coronavírus

A Confederação Nacional de Bens de Comércio, Serviços e Turismo (CNC) enviou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na última sexta-feira (20)

Campanha contra Influenza tem início imunizando idosos e profissionais da saúde em Porto Velho

Campanha contra Influenza tem início imunizando idosos e profissionais da saúde em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (23), em todos os postos de saúde da capital e distrit

 Coronavírus: notificações em Rondônia - 10ª Edição

Coronavírus: notificações em Rondônia - 10ª Edição

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados