Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ministro da saúde assegura recursos para odontologia nacional


Ao participar da solenidade de criação dos Conselhos Regionais e Federal, na última sexta-feira no Rio de Janeiro, a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, ao cumprimentar o ministro da Saúde Jose Gomes Temporão, recebeu dele a certeza de mais investimentos na saúde bucal para todo o pais. Em especial para  o Estado de Rondônia,  o ministro disse que já esteve em vários municípios como Vilhena e Ji-paraná entre outros e não descarta investimentos na área bucal diferenciada, pois conhece a realidade da região e a necessidade urgente de investimentos nesta área.

Recém-empossado, o novo ministro tem longa experiência como sanitarista e gestor público, tendo exercido as funções de professor e pesquisador da Fiocruz, e mais recentemente a de presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quando liderou uma série de reformas voltadas para a humanização do atendimento público em saúde. Temporão anunciou ainda o investimento de R$ 2 milhões em bolsas para pós-graduação em odontologia. Ao encerrar sua fala, garantiu ao público que a saúde bucal continuará sendo uma prioridade deste governo. Foi aplaudidíssimo.

Para a cirurgia-dentista Sandra Menezes, com os investimentos feitos pelo governo federal na área da saúde bucal brasileira, como bem disse o ministro,  vemos uma acentuada queda nas extrações realizadas pelo SUS". Notamos que as extrações deram lugar aos procedimentos preventivos e de mais alta complexidade, como ortodontia.

Já o presidente do Conselho Federal, cirurgião-dentista  Miguel Nobre disse que há 43 anos, o Conselho Federal e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia formam uma só Autarquia, ou seja, uma só rede. Graças à própria evolução da profissão e de suas lideranças políticas, hoje esta rede se encontra em um nível muito mais qualificado de integração, que batizamos de Sistema Conselhos de Odontologia.

Nobre destacou a iniciativa do CFO na criação de uma rede informatizada com os 27 CROs, garantindo a troca de informações em tempo real, integração estendida agora a todo o sistema contábil.

Medalha de Honra ao Mérito
Ao equiparar o Código de Ética Odontológica ao Código do Consumidor e à Constituição Brasileira como ferramentas promotoras de cidadania, Miguel Nobre resumiu assim a importância da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional. "Uma sociedade se faz de exemplos e o país anda precisando deles."

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares

A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

Porto Velho: UBS fecham no Ano-Novo; UPAs e policlínicas seguem abertas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Velho estarão fechadas nos dias 31 de dezembro e 1º d

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

ASSDACO encerra 2025 com recorde de ações preventivas contra o câncer no interior de Rondônia

O ano de 2025 marcou um avanço significativo na prevenção ao câncer em Rondônia, especialmente no interior do estado. Com sede em Cacoal, a Associaç

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)