Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Ministro da saúde assegura recursos para odontologia nacional


Ao participar da solenidade de criação dos Conselhos Regionais e Federal, na última sexta-feira no Rio de Janeiro, a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia, ao cumprimentar o ministro da Saúde Jose Gomes Temporão, recebeu dele a certeza de mais investimentos na saúde bucal para todo o pais. Em especial para  o Estado de Rondônia,  o ministro disse que já esteve em vários municípios como Vilhena e Ji-paraná entre outros e não descarta investimentos na área bucal diferenciada, pois conhece a realidade da região e a necessidade urgente de investimentos nesta área.

Recém-empossado, o novo ministro tem longa experiência como sanitarista e gestor público, tendo exercido as funções de professor e pesquisador da Fiocruz, e mais recentemente a de presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), quando liderou uma série de reformas voltadas para a humanização do atendimento público em saúde. Temporão anunciou ainda o investimento de R$ 2 milhões em bolsas para pós-graduação em odontologia. Ao encerrar sua fala, garantiu ao público que a saúde bucal continuará sendo uma prioridade deste governo. Foi aplaudidíssimo.

Para a cirurgia-dentista Sandra Menezes, com os investimentos feitos pelo governo federal na área da saúde bucal brasileira, como bem disse o ministro,  vemos uma acentuada queda nas extrações realizadas pelo SUS". Notamos que as extrações deram lugar aos procedimentos preventivos e de mais alta complexidade, como ortodontia.

Já o presidente do Conselho Federal, cirurgião-dentista  Miguel Nobre disse que há 43 anos, o Conselho Federal e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia formam uma só Autarquia, ou seja, uma só rede. Graças à própria evolução da profissão e de suas lideranças políticas, hoje esta rede se encontra em um nível muito mais qualificado de integração, que batizamos de Sistema Conselhos de Odontologia.

Nobre destacou a iniciativa do CFO na criação de uma rede informatizada com os 27 CROs, garantindo a troca de informações em tempo real, integração estendida agora a todo o sistema contábil.

Medalha de Honra ao Mérito
Ao equiparar o Código de Ética Odontológica ao Código do Consumidor e à Constituição Brasileira como ferramentas promotoras de cidadania, Miguel Nobre resumiu assim a importância da entrega da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional. "Uma sociedade se faz de exemplos e o país anda precisando deles."

 

Mais Sobre Saúde

Exames laboratoriais da rede municipal  disponibilizados em 13 unidades de saúde em Porto Velho

Exames laboratoriais da rede municipal disponibilizados em 13 unidades de saúde em Porto Velho

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) reorganizou sua rede de laboratórios para disponibilizar amplo acesso da população ao serviço de exames. São

Zé Gotinha faz carreata em Rolim de Moura para chamar atenção dos pais para vacinação contra paralisia infantil

Zé Gotinha faz carreata em Rolim de Moura para chamar atenção dos pais para vacinação contra paralisia infantil

Na manhã desta quarta-feira, (21/10), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura (RO), juntamente com o Rotary Clube reali

Semusa capacita profissionais para operar monitores multiparâmetro em Porto Velho

Semusa capacita profissionais para operar monitores multiparâmetro em Porto Velho

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste receberam uma atualização de conhecimen