Porto Velho (RO) sábado, 25 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Saúde

Ministério Público inspeciona Hospital Cosme e Damião e obtém informações sobre instalações e atendimentos


Ministério Público  inspeciona Hospital Cosme e Damião e obtém informações sobre instalações e atendimentos - Gente de Opinião

O Ministério Público de Rondônia realizou nesta sexta-feira (22/4) uma visita ao Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, com o objetivo de averiguar as condições das instalações da unidade, fluxo de atendimento e remanejamento de leitos, com a reforma da cobertura e teto do imóvel, prevista para ter início na próxima semana, visando à correção de infiltrações e vazamentos.

A equipe foi coordenada pela Promotora de Justiça da Saúde, Emília Oiye, que visitou postos de enfermaria, alas de internação e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O local vem recebendo pacientes de alta e média complexidades, sendo os demais casos encaminhados a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

 

Durante a visita, a Integrante do MP foi informada sobre os detalhes do serviço de manutenção no sistema de climatização que vem sendo realizado no prédio, trabalho que exigiu que fossem feitas aberturas no gesso do imóvel, as quais vêm sendo temporariamente vedadas com lonas. Por meio de Pareceres anteriormente emitidos pelos engenheiros civis do NAT/MPRO, foram detectados cortes de gesso no teto, para manutenção, em sua maioria cobertos por lona, e que não há risco de desabamento do forro.

 

Acerca da reforma da cobertura do hospital, cujas atividades tem previsão para iniciar na próxima semana, a equipe do MP foi informada de que não haverá comprometimento nos serviços de atendimento, nem redução da capacidade de internação do hospital, que conta atualmente com um total de 122 leitos.

 

Conforme explicado durante a visita, o serviço será iniciado pelo telhado, não havendo, nesta primeira etapa, a presença de trabalhadores dentro da unidade, sendo que apenas em um segundo momento os profissionais acessarão a área interna, quando serão realizados remanejamentos de leitos da enfermaria, a ser deslocada temporariamente para o antigo Hospital Barretinho, e de leitos de UTI, que passará a funcionar provisoriamente na UTI – 2, do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

 

“Observamos que a SESAU está adotando as providências necessárias à melhoria da estrutura do hospital”, informou a Promotora de Justiça.

Mais Sobre Saúde

Rondônia e mais 16 estados brasileiros estão com indícios de crescimento na tendência de SRAG

Rondônia e mais 16 estados brasileiros estão com indícios de crescimento na tendência de SRAG

Estudo realizado pela FIOCRUZ mostra que os casos de covid-19 continuam crescendo no país, desde meados de abril, e já respondem por 71,2% das ocorr

Governo de Rondônia abre processo seletivo para contratação temporária de médicos

Governo de Rondônia abre processo seletivo para contratação temporária de médicos

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, abre Processo Seletivo para contratação temporária de profissionais da saú

Porto Velho adere ao Dia V de Multivacinação que acontece no sábado

Porto Velho adere ao Dia V de Multivacinação que acontece no sábado

A Prefeitura de Porto Velho realiza, no próximo sábado (25), o Dia V de Multivacinação. A campanha nacional busca atualizar as vacinações de rotina e