Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Ministério confirma 2º caso de dengue tipo 4 no Amazonas


 
Agência Brasil

Brasília – O segundo caso de dengue tipo 4 no Amazonas foi confirmado hoje (4) pelo Ministério da Saúde. A doença foi diagnosticada em um bebê. A primeira pessoa com a dengue tipo 4 no estado foi registrada num adolescente no mês passado. Os dois pacientes já receberam alta e passam bem. Os casos ocorreram na capital Manaus. Três casos suspeitos da doença no Amazonas estão sendo investigados.

Segundo o ministério, os casos confirmados no Amazonas não têm vínculo com o surto da doença em Roraima, onde 18 pessoas já foram infectadas desde o ano passado. O Pará também registrou um caso de dengue 4 este ano.

As autoridades de saúde afirmam que o vírus 4 não é mais perigoso que os sorotipos 1, 2 e 3. Todos apresentam os mesmos sintomas - dores na cabeça, no corpo e nas articulações, além de febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. A dengue tipo 4, que não circulava há 28 anos no Brasil, preocupa porque a população não tem imunidade contra ela.

Em Londrina (PR), que decretou estado de emergência por causa da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde investiga três mortes que teriam sido provocadas pela doença. A cidade já confirmou 144 casos nas primeiras semanas do ano.

Até o dia 28 de janeiro, foram 26.034 notificações de dengue no país, conforme levantamento preliminar do ministério. A maior parte na Região Norte, com 10.471. O estado do Acre lidera com 6.851. Estão sendo investigadas 12 suspeitas de morte e 101 casos graves no país.

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr