Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Médicos têm curso sobre psiquiatria infantil no Cremero


 
Projeto de capacitação médica realizado pelo Conselho traz expoentes da medicina para cursos gratuitos

O projeto Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) no ultimo final de semana (13, 14/11) em Porto Velho, realizou mais um módulo que teve como tema Pediatria e Psiquiatria Infantil. O evento reuniu a classe médica de porto velho de outros municípios.

Para a médica Marilene Penati, pediatra e diretora do Hospital Infantil Cosme e Damião, que sempre participa destas atividades “é importante para o médico estar se reciclando. A medicina têm evoluído muito e os profissionais precisam se atualizar para oferecer o melhor aos seus pacientes. O mais importante nesta palestra foi despertar no profissional clinico um olhar mais criterioso para sintomas que muitas vezes passam despercebidos, podendo ser de patologias graves”, observou. Com relação às ações do conselho, Marilene afirma ser “uma prova de que o Cremero está voltado para a necessidade dos profissionais no que refere à aprimoramento das qualificações dos médicos”.

Visitantes

O médico Ricardo Arriaza Velasco, cirurgião-geral de Lábrea (AM) relata que para ele, está é a única maneira de se atualizar “pois uma das maiores dificuldades para nós que trabalhamos no interior do Brasil, onde geralmente faltam médicos, é a distância dos grandes centros”. Em segundo, “é ter tempo disponível para participar de atividades como esta. Cirurgião é um especialista muito requisitado no interior”, finaliza.

Já a médica Maria Del Rocio, de Mato Grosso, ficou sabendo do curso durante uma visita à sede do Cremero. Ela veio conhecer Porto Velho atraída pelo momento econômico pelo qual atravessa a capital rondoniense e relatou ter ficado feliz por saber que a região norte também está inserida neste projeto de educação Médica Continuada, que é muito importante para a classe médica. “Eu já conhecia o Programa, inclusive já havia participado em outras cidades como Curitiba, Cuiabá e Manaus. Em todas estas cidades os ciclos de palestras foram muito bem organizados, os temas bem selecionados e os profissionais com experiência para repassar aos demais”.

Para o palestrante, médico Genário Alves Barbosa, professor da cadeira de Psiquiatria Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), durante as exposições foram enfocadas o histórico das doenças, epidemiologia, a sintomatologia, como fazer o diagnóstico na terapia infantil e o tratamento farmacológico e psicoterapêutico. “Tivemos uma média de 70 inscrições efetivadas, o que mostra o bom trabalho da Cremero. Isto é uma forma de agradecimento ao trabalho realizado pela presidente Inês Motta.

Cursos

Dando sequência ao projeto de Educação Médica Continuada, nos dias 04 e 05 de dezembro acontece o módulo de Ginecologia e Obstetrícia. “O oitavo módulo do projeto Educação Médica Continuada busca trazer assuntos pertinentes principalmente para os profissionais que trabalham com gravidez de alto risco,” informa a presidente do Cremero.

O palestrante convidado para este módulo será o médico Eduardo Borges da Fonseca. Trombofilias adquiridas e hereditárias, aspectos atuais da prematuridade e síndromes hipertensivas são alguns dos temas que serão apresentado durante o curso. As inscrições são gratuitas e maiores informações poderão ser adquiridas através do telefone 3217-0506, com Graciela.

SERVIÇO:

“Educação Médica Continuada Ginecologia/Obstetrícia – com Dr. Eduardo Borges da Fonseca”
DIA 04 e 0/ DE DEZEMBRO DE 2009.
LOCAL: Auditório do Cremero (Avenida dos Imigrantes, 3414 – Liberdade). 

Fonte: Ascom/Cremero 

Mais Sobre Saúde