Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Médicos se aperfeiçoam no tratamento e prevenção de doenças do coração


  

Consideradas pelos especialistas um dos males que mais aflige o homem na atualidade, as doenças cardiovasculares serão tema do programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), que tem início nesta sexta-feira (29) e se estende até domingo (31), em Porto Velho.

Sob a orientação dos professores especialistas Lair Cobianchi, Altamiro Reis da Costa e Oscar Pereira Dutra, cerca de 50 médicos da Capital e do interior debaterão e renovarão conhecimentos a respeito da epidemiologia das doenças cardiovasculares, fatores de risco e prevenção primária da doença, dentre outros assuntos.

O curso, que é resultado da parceria do Cremero com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção Rondônia, é totalmente gratuito, segundo explica a presidente do Cremero, pediatra Inês Motta.

“Desde o ano passado, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), temos realizado uma série de cursos visando manter o médico rondoniense atualizado e em contato com as novas tecnologias. É uma forma de manter a qualidade no atendimento à saúde. Ganha o médico, que se aprimora, e ganha a população, que tem um atendimento de primeiro mundo”, acentua a presidente.

O curso será realizado no auditório do Cremero, com início às 18h desta sexta-feira. Os temas serão tratados em módulos. No primeiro módulo serão debatidas questões referentes à ‘epidemiologia e prevenção’. No módulo, dois o tema é ‘aterosclerose’. No terceiro módulo, a abordagem é sobre  ‘doença coronária’. A ‘insuficiência cardíaca’ é pauta para o quarto módulo, e no quinto e último módulo o assunto do curso é hipertensão arterial.

Depois da apresentação dos professores, a cada módulo, serão abertas discussões para troca de opiniões e experiência entre os médicos. 


O professores

Lair Cobianchi, além de ser mestre em cardiologia, é cardiologista intensivista do pós-operatório de cirurgia cardíaca. Ele atua ainda como diretor do corpo clínico do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). 

O segundo professor, Altamiro Reis da Costa, também é cardiologista intensivista do pós-operatório de cirurgia cardíaca. Ele é responsável pelo Ambulatório de Hipertensão e membro permanente do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC).

Já Oscar Pereira Dutra é cardiologista-chefe e intensivista da UTI coronariana do Instituto de Cardiologia do RS - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - RS (de 2002 a 2003) e vice-presidente de 2007 a 2008.

Fonte: Cremero

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)