Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Médicos se aperfeiçoam no tratamento e prevenção de doenças do coração


  

Consideradas pelos especialistas um dos males que mais aflige o homem na atualidade, as doenças cardiovasculares serão tema do programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), que tem início nesta sexta-feira (29) e se estende até domingo (31), em Porto Velho.

Sob a orientação dos professores especialistas Lair Cobianchi, Altamiro Reis da Costa e Oscar Pereira Dutra, cerca de 50 médicos da Capital e do interior debaterão e renovarão conhecimentos a respeito da epidemiologia das doenças cardiovasculares, fatores de risco e prevenção primária da doença, dentre outros assuntos.

O curso, que é resultado da parceria do Cremero com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção Rondônia, é totalmente gratuito, segundo explica a presidente do Cremero, pediatra Inês Motta.

“Desde o ano passado, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), temos realizado uma série de cursos visando manter o médico rondoniense atualizado e em contato com as novas tecnologias. É uma forma de manter a qualidade no atendimento à saúde. Ganha o médico, que se aprimora, e ganha a população, que tem um atendimento de primeiro mundo”, acentua a presidente.

O curso será realizado no auditório do Cremero, com início às 18h desta sexta-feira. Os temas serão tratados em módulos. No primeiro módulo serão debatidas questões referentes à ‘epidemiologia e prevenção’. No módulo, dois o tema é ‘aterosclerose’. No terceiro módulo, a abordagem é sobre  ‘doença coronária’. A ‘insuficiência cardíaca’ é pauta para o quarto módulo, e no quinto e último módulo o assunto do curso é hipertensão arterial.

Depois da apresentação dos professores, a cada módulo, serão abertas discussões para troca de opiniões e experiência entre os médicos. 


O professores

Lair Cobianchi, além de ser mestre em cardiologia, é cardiologista intensivista do pós-operatório de cirurgia cardíaca. Ele atua ainda como diretor do corpo clínico do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). 

O segundo professor, Altamiro Reis da Costa, também é cardiologista intensivista do pós-operatório de cirurgia cardíaca. Ele é responsável pelo Ambulatório de Hipertensão e membro permanente do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC).

Já Oscar Pereira Dutra é cardiologista-chefe e intensivista da UTI coronariana do Instituto de Cardiologia do RS - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - RS (de 2002 a 2003) e vice-presidente de 2007 a 2008.

Fonte: Cremero

 

Mais Sobre Saúde