Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Médicos inscritos no Provab devem selecionar município até o próximo domingo


Paula Laboissière
Agência Brasil

Brasília – Médicos que se inscreveram no Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, têm até o próximo domingo (17) para escolher o município onde querem atuar.

De acordo com a pasta, eles devem acessar o sistema por meio do endereço http://provab2013.saude.gov.br e selecionar uma opção dentro dos seis perfis estabelecidos pelo governo como prioritários: capital ou região metropolitana; população maior que 100 mil habitantes; população rural e pobreza; populações quilombola, indígena e dos assentamentos rurais.

O Provab prevê especialização no Programa Saúde da Família, com bolsa de estudos no valor de R$ 8 mil mensais, custeada integralmente pelo governo federal. O número de vagas em cada localidade depende da demanda informada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nos casos em que o número de profissionais interessados for maior que a oferta de vagas, serão adotados critérios de seleção. Terão prioridade médicos que se graduaram, obtiveram certificado de conclusão de curso ou revalidaram diploma em instituição de ensino localizada na unidade da federação à qual pertence o município, bem como os nascidos no estado. O segundo critério consiste na data e no horário da adesão ao programa e o terceiro, à idade do profissional – a preferência será pela maior.

Após o processo de validação profissional, agendado para o período de 20 a 26 de fevereiro, o médico deverá se apresentar à Secretaria Municipal de Saúde. O início das atividades está previsto para 1º de março.
 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

Prefeitura de Porto Velho fortalece vigilância genômica para enfrentamento de doenças emergentes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) selaram, nesta sexta-feira (23), uma cooperação técnico-científi

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

Grupo Aparício Carvalho inaugura Centro de Clínicas Médicas em Porto Velho

O Grupo Aparício Carvalho de Moraes inaugurou, na manhã desta terça-feira (21), às 10h, o Centro de Clínicas Médicas, um empreendimento voltado ao a

Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Campanha “Influ Sangue Bom” mobiliza influenciadores digitais e reforça importância da doação de sangue

Com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue e fortalecer os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), o

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

Prefeitura de Porto Velho entrega salas para pequenos procedimentos cirúrgicos no CEM Rafael Vaz e Silva

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)