Segunda-feira, 20 de outubro de 2008 - 16h01
Em solenidade realizada sábado (18), no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremero), um grupo de 20 médicos oficializou a fundação da Academia de Medicina de Rondônia, uma instituição com fins científicos de fomento a cultura, ciência e literatura.
A mais nova organização do Estado, segundo o médico Viriato Moura, tem a responsabilidade de promover debates, simpósios, concursos, cursos e dar suporte em pesquisas científicas na região. "O objetivo da Academia é identificar e responder questões pertinentes ao ofício médico (pesquisa e estudo)".
A presidente do Cremero, médica Inês Motta, que também integra a Academia, explica que, de início, serão empossados 22 acadêmicos. "Outros oito serão eleitos posteriormente. No total são 30 cadeiras". No sábado tomaram posse os primeiros 20 membros.
O juramento de compromisso dos membros da academia foi proferido pela presidente do Cremero. Para ela, é importante que os acadêmicos firmem compromisso verdadeiro com a causa apresentada. Cada médico homenageou um médico antigo de renome.
Além do público e da imprensa, prestigiaram a solenidade o representante da Academia de Letras de Rondônia - Dante Ribeiro da Fonseca, Yeda Borsacov - do Instituto de História e Emerson Castro vice-prefeito eleito, no ato, representando o prefeito Roberto Sobrinho.
Dentre os vultos homenageados como patrono, pelos médicos, destacam-se Ary Tupinambá Pena Pinheiro, José e Lins da Silva, Joaquim Tanajura, Públio Telas, Clímaco de Medeiros, Oswaldo Cruz, Hamilton Raulino Gondin, Jorge Teixeira de Oliveira, Francisco Moura de Carvalho, Osvaldo Piana, José Laurentino de Almeida e Irmã Catarina.
Membros empossados
Aparício Carvalho de Moraes
Cid Olavo Scarpa de Vasconcelos
Eli Vás de Freitas Cabral
Eduardo Wansa
Gabriel Lima Monteiro de Rezende
Rens Roland Jacob
Eudes Tourinho
Inês Motta de Moraes
José Iracy Macário
Joás Durval Mendes
José Erodício Azevedo
Maurício de Brito Pereira
Manuel Lopes Lamego
Paulo Sérgio Amaral Gondin
Ricardo César Garcia Amaral
Sérgio Guilherme Garcia Amaral
Silas Antônio Rosa
Samuel Moisés Castiel Júnior
Viriato José da Silva Moura
Vitor Sadeck
Fonte: Cremero
Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho
Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re