Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Medicina da FIMCA abre estágio em Guajará-Mirim


 
Um convênio assinado entre Prefeitura de Guajará-Mirim e a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, vai garantir o atendimento e a concessão de estágio curricular dos alunos do curso de graduação em medicina nas unidades de saúde do município. 

O termo de cooperação técnica e pedagógica, subscrito pelo prefeito Atalibio Pegorini e o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, tem como objetivo propiciar estágio supervisionado e aulas práticas curriculares aos alunos do curso de medicina, em atividades de auxílio e assistência às pessoas que procuram atendimento nas unidades de saúde do município. 

De acordo com o prefeito Atalibio José Pegorini, o convênio proporcionará aos estudantes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica. “Os acadêmicos prestarão serviços em sua área de formação profissional e, em contrapartida, ganharão aperfeiçoamento técnico no sentido de prepará-los para o exercício da medicina e da cidadania”, destacou Atalibio. 

Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, serão aplicados estágios supervisionados e aulas práticas aos acadêmicos em todas as unidades de saúde do município. “Nossos alunos, em todas as fases de seus estágios, sempre estarão acompanhados pelo seu professor e especialista na área, de forma que a qualidade do atendimento à população não seja prejudicada”, revelou Aparício. 

Os acadêmicos de medicina farão estágio e treinamento nas seguintes unidades de saúde do município: Hospital Regional de Guajará-Mirim, com 62 leitos, dos quais dez leitos estão na Ala Feminina e outros dez na Ala Masculina da Clínica Médica e Cirúrgica; seis leitos na Obstetrícia e Ginecologia; oito leitos na Pediatria; seis leitos na Ortopedia Pediátrica; seis leitos na Ortopedia Adulta; seis leitos no Neonatal; quatro leitos no Pré-Parto; e quatro leitos no Pronto Socorro. Também se incluem no convênio, o Laboratório de Análises Clínicas, o Serviço de Radiologia, sete Postos de Saúde (um no Distrito de Iata e outro no Distrito de Surpresa, cinco nos bairros e um CAPS), e os 68 leitos previstos da Maternidade que se encontra em fase de construção. 

O diretor geral da FIMCA ressaltou a importância da participação dos estudantes na rede pública de saúde, informando que “a estratégia pedagógica também passa pelo aprender-fazendo”. Para ele, esse contato é fundamental, pois prepara o estudante para as situações concretas da profissão. ”Por isso estamos ampliando o raio de ação do nosso internato de medicina, antes limitado apenas à capital. Estamos agora interiorizando o campo de estágio para oportunizar aos nossos acadêmicos esse contato direto com as diversas comunidades do Estado de Rondônia”, arrematou. 

Fonte: Sergio Mello

Mais Sobre Saúde

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

Em reunião na Assembleia Legislativa, servidores da Saúde voltam a cobrar envio do PCCR

A Comissão de Saúde e Previdência e Assistência Social (CSPS) da Assembleia Legislativa, realizou na manhã desta terça-feira (29), no plenarinho 01,

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Cirurgia de seu Pedro está prestes a acontecer

Veja a reportagem:Clique e vaja mais: Médicos do Prontocordis oferecem tratamento cirúrgico a auxiliar de serviços gerais