Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Medicina da FIMCA abre estágio em Guajará-Mirim


 
Um convênio assinado entre Prefeitura de Guajará-Mirim e a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, vai garantir o atendimento e a concessão de estágio curricular dos alunos do curso de graduação em medicina nas unidades de saúde do município. 

O termo de cooperação técnica e pedagógica, subscrito pelo prefeito Atalibio Pegorini e o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, tem como objetivo propiciar estágio supervisionado e aulas práticas curriculares aos alunos do curso de medicina, em atividades de auxílio e assistência às pessoas que procuram atendimento nas unidades de saúde do município. 

De acordo com o prefeito Atalibio José Pegorini, o convênio proporcionará aos estudantes a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica. “Os acadêmicos prestarão serviços em sua área de formação profissional e, em contrapartida, ganharão aperfeiçoamento técnico no sentido de prepará-los para o exercício da medicina e da cidadania”, destacou Atalibio. 

Segundo o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, serão aplicados estágios supervisionados e aulas práticas aos acadêmicos em todas as unidades de saúde do município. “Nossos alunos, em todas as fases de seus estágios, sempre estarão acompanhados pelo seu professor e especialista na área, de forma que a qualidade do atendimento à população não seja prejudicada”, revelou Aparício. 

Os acadêmicos de medicina farão estágio e treinamento nas seguintes unidades de saúde do município: Hospital Regional de Guajará-Mirim, com 62 leitos, dos quais dez leitos estão na Ala Feminina e outros dez na Ala Masculina da Clínica Médica e Cirúrgica; seis leitos na Obstetrícia e Ginecologia; oito leitos na Pediatria; seis leitos na Ortopedia Pediátrica; seis leitos na Ortopedia Adulta; seis leitos no Neonatal; quatro leitos no Pré-Parto; e quatro leitos no Pronto Socorro. Também se incluem no convênio, o Laboratório de Análises Clínicas, o Serviço de Radiologia, sete Postos de Saúde (um no Distrito de Iata e outro no Distrito de Surpresa, cinco nos bairros e um CAPS), e os 68 leitos previstos da Maternidade que se encontra em fase de construção. 

O diretor geral da FIMCA ressaltou a importância da participação dos estudantes na rede pública de saúde, informando que “a estratégia pedagógica também passa pelo aprender-fazendo”. Para ele, esse contato é fundamental, pois prepara o estudante para as situações concretas da profissão. ”Por isso estamos ampliando o raio de ação do nosso internato de medicina, antes limitado apenas à capital. Estamos agora interiorizando o campo de estágio para oportunizar aos nossos acadêmicos esse contato direto com as diversas comunidades do Estado de Rondônia”, arrematou. 

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u

Governador Marcos Rocha melhora o acesso a saúde pública com o Projeto de Telemedicina que já supera 12 mil atendimentos

Governador Marcos Rocha melhora o acesso a saúde pública com o Projeto de Telemedicina que já supera 12 mil atendimentos

O governador Marcos Rocha tem reafirmado o compromisso de sua gestão com a ampliação do acesso à saúde de qualidade para todos os rondonienses. Uma

Ação da Semusa visa identificar e agilizar atendimento a pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos

Ação da Semusa visa identificar e agilizar atendimento a pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos

Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou, no sábado (14), uma grande ação de triagem na Praça CEU, loca

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)