Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mauro Nazif quer cirurgias vasculares pelo SUS


O Deputado Federal Mauro Nazif (PSB-RO), acompanhou em audiência no Ministério da Saúde, o Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – SBACV, Dr. Guilherme Benjamin Brandão Pitta, para apresentar a proposta de criação de um Programa de Alta Complexidade em Cirurgia Vascular e Endovascular, e ainda o programa de atenção integral ao paciente com pé diabético e varizes. Esses programas, caso sejam acatados pelo Ministério da Saúde, serão implantados para atendimento através do Sistema único da Saúde – SUS.

Na reunião com o chefe de gabinete do Secretário de Atenção à Saúde, Senhor Itajaí de Albuquerque, Mauro Nazif e Guilherme Pitta mostraram a atual realidade de dificuldades no atendimento aos pacientes de pé diabético, varizes úlceras varicosas e o acesso vascular para hemodiálise.

Guilherme Pitta ainda explicou que a implantação desses programas específicos para tratamento através do SUS, beneficiará milhares de pessoas, principalmente as de baixa renda, que hoje necessitam de atendimento diferenciado.

O projeto foi recebido por Itajaí de Albuquerque, que elogiou a postura da SBACV em apresentar soluções na área da saúde pública, e disse que o projeto será analisado o mais rápido possível pelo Ministério da Saúde e que uma nova reunião deverá ser agendada para breve para novas discussões.

Para entender:

As doenças vasculares são importantes causas de morbidade e mortalidade no País. Os pacientes com diabetes que apresentam alta prevalência de complicações nos pés diabéticos, hipertensão arterial sistêmica, acidentes vasculares cerebrais isquêmicos, aneurismas, doença arterial obstrutiva periférica, dentre outras, elevam os índices de amputações e mortalidade nestes pacientes.

A doença venosa crônica é de alta prevalência em nossa população de baixa renda apresentando grau avançado de varizes e úlceras, tirando boa parte de mão de obra do mercado de trabalho e do cotidiano. A doença renal crônica, que leva à insuficiência renal crônica, necessita de apoio da cirurgia vascular na realização de transplantes renais e acessos vasculares para hemodiálise.

Em vista desse quadro é que foi apresentada a proposta de trabalho para a “Alta Complexidade em Cirurgia Vascular e Endovascular, associada aos “Programas de Atenção Integral ao Paciente com Pé Diabético e Varizes no Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento integral aos paciente com doenças vasculares (arteriais, venosas e linfáticas).

 Fonte: David Casseb
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)