Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Maternidade realiza rodas de conversa sobre aleitamento


Maternidade realiza rodas de conversa sobre aleitamento  - Gente de Opinião

Em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a maternidade municipal Mãe Esperança realiza rodadas de conversa com as mães que recentemente deram a luz na unidade. Cada uma com seu filho no colo, as mães, umas de primeira viajem, outras já experientes, recebem dicas de como facilitar a amamentação e descobrem a importância do ato. Coordenadas por Cesar Batista, enfermeiro da maternidade, as rodas de conversa são muito produtivas diz ele: “Aqui elas contam suas experiências e falam de suas dificuldades, ouvem as histórias das outras mães e juntos encontramos soluções para as dificuldades que elas têm na hora da amamentação e o principal ponto e a desmistificação de coisas que elas ouvem ao longo da vida, por exemplo, é muito comum ouvirmos mães dizendo que pararam de amamentar por ter o leite fraco, isso não existe”, enfatiza o enfermeiro.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada em 1992 com o intuito de orientar as mães sobre a importância do ato que faz bem para a criança e para elas. Os bebês devem se alimentar única e exclusivamente do leite materno até o sexto mês de vida, não é necessário nenhum complemento alimentar, água ou chá, o leite da mãe possui tudo o que é necessário para a criança ter uma vida saudável. Através do leite o bebê adquire anticorpos que o protegem contra infecções, diarréias e pneumonia, assim como diminui o risco de ser acometido por alergias, colesterol alto, diabetes, obesidade e problemas gástricos.


Benefícios

Ao amamentar a mãe também é beneficiada, ela emagrece mais rápido e o sangramento pós - parto é menor, assim como é menor a chance da mãe desenvolver câncer de mama, útero e ovários, o surgimento de diabetes e infartos.    Cezar alerta também sobre a importância dos pais participarem deste processo: “É muito importante para a mãe e para o bebê que o pai participe do processo de amamentação, pois esta hora tem que ser um momento de estabelecimento de relação afetiva, de constituição efetiva de família, a mãe precisa estas tranquila e calma na hora da mamada e tudo isso fica mais fácil e gostoso se ela tiver ao seu lado o companheiro”, diz o enfermeiro.

Durante as rodadas de conversa, que estão acontecendo durante toda a semana, as mães contam com a presença de uma convidada que vem compartilhar com elas suas experiências positivas e negativas, Marilise Lins Medeiros, que é enfermeira na unidade e mãe de três filhos dividiu com as presentes suas historias, algumas que aconteceram de maneira errada, como a amamentação de seu primeiro filho que era complementada com mamadeira e chazinhos, situação em que as conseqüência não foram de seu agrado e também a experiência de alimentar seu filho exclusivamente com o leite materno.


Humanização

Maternidade Mãe Esperança prima pelo parto humanizado, com a presença de um acompanhante, de preferência o pai do bebê e desde a sua inauguração uma das bandeiras levantadas pela diretora Ida Perea é o incentivo ao aleitamento: “É imprescindível que as mães reconheçam a necessidade e os benefícios do aleitamento, em função disto periodicamente promovemos estas rodadas de conversa e o nosso pessoal vive na busca ativa de orientar e ajudar nos primeiros passos que são os mais difíceis e importantes, se a mãe aprender a amamentar da forma correta este momento se torna gostoso tanto para a mãe quanto para o filho, isso é muito importante” diz a diretora.

Como disse o enfermeiro não existe leite fraco, mas a mãe tem que se preocupar com a qualidade do alimento que ela está oferecendo ao filho, de forma que ela não deve ingerir bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas, assim como deve ingerir muito liquido e se alimentar de forma saudável consumindo frutas, verdura e legumes, outro ponto importante no período de amamentação é em relação a automedicação, que de forma alguma deve ser praticada, pois tudo o que é consumido pela mãe é repassado para o bebê através do leite.

Ainda em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno a maternidade Mãe Esperança está programando para o dia 25 de agosto uma homenagem ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ocasião em que 100 mães vão estar amamentando simultaneamente seu filhos, o evento vai acontecer as 17h no Complexo Turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Edina Silva
Foto: Frank Nery

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Reforma do Cemetron chega a 99% e governador Marcos Rocha destaca compromisso com a vida e com a saúde pública

Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)