Sexta-feira, 12 de agosto de 2022 - 14h25
A Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), em Porto Velho, é a única unidade de saúde do Estado a possuir a certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), conferida pelo Ministério da Saúde desde 2010. O título é atribuído a instituições que respeitam os dez passos para o sucesso do aleitamento materno e os cuidados amigos da mulher.
Certificação assegura alta taxa de aleitamento maternoO reconhecimento se deve ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a MMME. Segundo a pediatra Dra. Lúcia Maiorquin, que atua na unidade, a certificação assegura o aumento da taxa de aleitamento materno e proporciona que os recém-nascidos tenham menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto.
“Este tipo de abordagem faz com que a paciente tenha um atendimento de excelência em um lugar seguro. A humanização e o estímulo ao aleitamento fazem com que exista a diminuição dos riscos de complicações deste processo fragilizado, que é o parto. Tudo isso faz com que seja menor o tempo de separação entre o bebê e a mãe, fortalecendo o vínculo materno, diminuindo os riscos de abandono e aumentando a chance da amamentação perfeita”, explicou a pediatra.
Para a manutenção do selo, o local é avaliado periodicamente pelo Ministério da Saúde, que leva em conta a atenção e o cuidado respeitoso à mulher durante os períodos de pré-parto, parto e pós-parto, bem como a realização de cursos com servidores para garantir o ajuste das práticas e o fortalecimento das ações. A direção e a equipe da maternidade devem encaminhar os dados anualmente ao Ministério da Saúde.
Lúcia Maiorquin, pediatra na Maternidade Municipal Mãe EsperançaAMIGO DA CRIANÇA
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia lançada em todo o mundo pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1990, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.
No Brasil, desde 1992 o Ministério da Saúde certifica instituições que cumprem os "Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno", com o título de IHAC. Os passos exigidos são:
1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde.
2. Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar esta política.
3. Informar a todas as gestantes atendidas, sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4. Ajudar as mães a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se forem separadas dos seus filhos.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida, além do leite materno, a não ser com indicação clínica.
7. Permitir o alojamento conjunto para que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Incentivar a amamentação sob livre demanda.
9. Não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas e lactantes.
10. Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.
Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação
Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que
Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena
Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia
Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável
A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à