Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mariana Carvalho celebra promulgação do piso salarial dos agentes de saúde


Mariana Carvalho celebra promulgação do piso salarial dos agentes de saúde - Gente de Opinião

A deputada federal Mariana Carvalho participou da cerimônia de promulgação da Emenda Constitucional 120, de valorização e remuneração dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate a endemias (ACEs). O ato ocorreu no plenário do Congresso Nacional, nesta quinta-feira (5).

“Foi um momento histórico, resultado de muita mobilização das categorias, que merecem todo o nosso apoio, consideração e reconhecimento pelo trabalho que exercem e que faz a diferença na vida dos brasileiros”, afirmou Mariana. 

O Brasil possui certa de 400 mil ACSs e ACEs. A emenda 120 aprovada por deputados e senadores, assegura na Constituição Federal que o salário dos agentes deverá ser, no mínimo, de dois salários mínimos, mais o adicional de insalubridade. Além disso,  garante o direito à aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às atividades desempenhadas.

“São os agentes de saúde e de combate a endemias que estão no dia a dia de cada família. São eles que conhecem a realidade de cada casa e como está a saúde das pessoas, ajudando a prevenir doenças e fazendo os encaminhamentos necessários às unidades de saúde, com ações de prevenção de doenças e promoção de saúde. O piso nacional faz justiça a esses trabalhadores”, reforçou a deputada. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)