Quinta-feira, 17 de julho de 2014 - 20h16
O Baixo Madeira que há muito tempo não via malária grave, está com 18 casos de malária do tipo falcíparum no mês de junho, o que representa um aumento de 1800% já que nos meses que antecederam as enchentes, dezembro e janeiro, praticamente não existia casos deste tipo da doença, segundo o vereador Sid Orleans.
O secretário Domingos Sávio informou para o vereador que as ações da malária foram prejudicadas por falta de óleo dois tempos. ”Agora eu pergunto como a prefeitura, com mais de um ano e meio de gestão, não consegue licitar óleo, deixando os agentes de endemias sem cumprir a programação de controle de malária, expondo a população ao aumento do número de casos e ainda casos de malária do tipo falciparum, a forma grave da doença?, desabafa o vereador.
“A malária nunca foi erradicada no Baixo Madeira mas os casos sempre eram em torno de cinquenta casos ou menos. Fecharam o mês de junho com 190 casos e isto representa um aumento de mais de 200% quando comparamos aos 60 casos no mês de março deste ano”, explica o parlamentar.
O legislador informou que a prefeitura, até o momento, não tomou providências para a reposição dos agentes de endemias que foram contratados pelas Usinas e retirados pela expiração dos contratos e nem substituiu os servidores públicos que faleceram ou pediram exoneração por terem passado em outros concursos públicos, o que fere a lei municipal. “Hoje o Joana Darc está entregue às baratas porque nem o servidor que faleceu foi substituído, finaliza Orleans.
Fonte: Sid Orleans
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’
s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)