Segunda-feira, 10 de novembro de 2008 - 12h12
Roberta Lopes
Agência Brasil
Brasília - Problemas como câncer e doenças cardiovasculares estão relacionadas a má alimentação, de acordo com o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Curi. Uma carta pedindo às autoridades incentivo à alimentação saudável será entregue hoje (10), em São Paulo por representantes da classe médica e de consumidores (10) durante um simpósio sobre alimentação.
De acordo com Curi, a vida muito agitada das metrópoles acaba contribuindo para que as pessoas não se alimentem de maneira saudável e isso acaba afetando a saúde e levando ao aparacimento de diversas doenças. Segundo ele, a propaganda é outro vilão porque apresenta aos consumidores alimentos saborosos, mas com altos índices de sal, açucares e gorduras que fazem mal ao organismo.
"Todos esses itens são saborosos, mas nocivos a saúde. Precisamos criar uma reeducação alimentar. Esse é um desafio mundial e, seguramente, brasileiro, pois grande parte das doenças hoje são decorrentes de uma associação onde a alimentação é um componente extremamente importante", explicou Curi, durante entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional.
De acordo com o presidente da APM, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 32% da mortalidade brasileira e o câncer por 16% e "esses dois itens tem uma relação direta com a alimentação".
Para Curi, a indústria também deve assumir sua cota de responsabilidade. "Precisamos até da adesão da própria indústria que de forma sábia precisa entender que tem que mudar a postura em relação à composição dos seus produtos", disse.
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)