Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Má alimentação leva a problemas como câncer e doenças cardiovasculares



Roberta Lopes
Agência Brasil


Brasília - Problemas como câncer e doenças cardiovasculares estão relacionadas a má alimentação, de acordo com o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), Jorge Curi. Uma carta pedindo às autoridades incentivo à alimentação saudável será entregue hoje (10), em São Paulo por representantes da classe médica e de consumidores (10) durante um simpósio sobre alimentação.

De acordo com Curi, a vida muito agitada das metrópoles acaba contribuindo para que as pessoas não se alimentem de maneira saudável e isso acaba afetando a saúde e levando ao aparacimento de diversas doenças. Segundo ele, a propaganda é outro vilão porque apresenta aos consumidores alimentos saborosos, mas com altos índices de sal, açucares e gorduras que fazem mal ao organismo.

"Todos esses itens são saborosos, mas nocivos a saúde. Precisamos criar uma reeducação alimentar. Esse é um desafio mundial e, seguramente, brasileiro, pois grande parte das doenças hoje são decorrentes de uma associação onde a alimentação é um componente extremamente importante", explicou Curi, durante entrevista ao programa Revista Brasil da Rádio Nacional.

De acordo com o presidente da APM, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 32% da mortalidade brasileira e o câncer por 16% e "esses dois itens tem uma relação direta com a alimentação".

Para Curi, a indústria também deve assumir sua cota de responsabilidade. "Precisamos até da adesão da própria indústria que de forma sábia precisa entender que tem que mudar a postura em relação à composição dos seus produtos", disse.


 

Mais Sobre Saúde