Porto Velho (RO) sábado, 15 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Lei da vereadora Cristiane Lopes sobre atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia entra em vigor


Lei da vereadora Cristiane Lopes sobre atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia entra em vigor - Gente de Opinião
Foi publicada no diário oficial e já está em vigor, a Lei nº2679/2019 de autoria da vereadora Cristiane Lopes (PP). As pessoas que sofrem com fibromialgia passam a ter direito ao atendimento preferencial em diversos serviços oferecidos na Capital. Para isso é preciso apresentar o laudo médico. 

O objetivo da lei é ajudar a diminuir o tempo de espera em filas, principalmente em momentos de crises. “Tenho acompanhado diversos casos de pessoas que sofrem com a doença e vejo que não é fácil nem sair de casa, quanto mais enfrentar filas para situações que não podem ficar para depois. Espero que a lei sirva para dar um conforto à todos aqueles que sofrem, principalmente durante as crises”, ressaltou a parlamentar.

Mulheres são as que mais sofrem com a doença 
A estimativa, segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) é que a fibromialgia afete de 2% a 3% da população brasileira, principalmente mulheres de 30 a 55 anos. Entre os sintomas estão: dores em todo o corpo, cansaço, insônia, problemas de memória, ansiedade, alterações intestinais e depressão. O tratamento busca aliviar o sofrimento com medicamentos, atividades físicas e fisioterapia.

Mais Sobre Saúde

Segunda dose da Coronavac chega à população, que não deve deixar de se cadastrar no SASI

Segunda dose da Coronavac chega à população, que não deve deixar de se cadastrar no SASI

Beatriz Cortês, de 68 anos, tomou a primeira dose da Coronavac no início de abril. O retorno da aposentada estava previsto para o dia 29 do mesmo mês.

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que ocorre neste 19 de maio, a Prefeitura de Porto Velho realiza de 17 a 31 deste mês, uma cam