Sexta-feira, 18 de março de 2022 - 20h57

Como parte do Plano Estratégico do Estado, é prioridade para o Governo de Rondônia a construção do novo Hospital de Emergência e Urgência. Neste sábado (19), às 14h, será realizado o evento de lançamento da Pedra Fundamental da nova unidade hospitalar, que marcará o primeiro passo para início das obras. O evento acontece entre a rua América do Sul e Capão da Canoa, bairro Três Marias, na Zona Leste de Porto Velho, próximo à BR-364. Também será realizada uma coletiva de imprensa, a partir das 15 horas.
No dia 17 de janeiro de 2022, o Governo de Rondônia assinou o contrato com duração de 30 anos com o consórcio Vigor Turé para realizar todas as etapas da construção e manutenção da unidade. Em março, o primeiro projeto arquitetônico foi apresentado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que realizou ajustes de melhorias para continuação e aprovação do projeto.
CONSTRUÇÃO
Com o projeto aprovado, o Governo do Estado já tem providenciado as licenças para dar início à construção da unidade hospitalar. O projeto prevê o funcionamento ininterruptamente do hospital, com duração 24 horas durante os sete dias da semana. O novo Hospital de Emergência de Urgência deve ajudar a diminuir a demanda de atendimentos feitos atualmente pelo Hospital e Pronto Socorro João Paulo II. No entanto, a nova unidade irá oferecer mais amplitude em espaço e serviços oferecidos para a população rondoniense, que terão:
O novo hospital contará também com recepção, pronto-socorro de urgência e emergência, serviço de diagnóstico por imagem, UTI com 10 leitos sendo um de isolamento, central de material esterilizado, centro cirúrgico 50%, farmácia, almoxarifado 50%, 4 unidades de internação, 5 leitos de isolamento, serviço de nutrição e dietética, vestiários e administração 50%.
Sendo uma das batalhas prioritárias do Eixo Saúde da atual gestão executiva, desde 2019, a luta por um hospital à altura das necessidades do Estado vem sendo enfrentada pelo Governo de Rondônia, que destaca os esforços para alcançar a elevação do projeto. “Este trabalho é fruto do compromisso e respeito do Governo do Estado por cada cidadão rondoniense. Sabemos da importância desse hospital no tratamento, atendimento e cuidado da população, que muito ansiava por este acontecimento”, afirmou o governador Marcos Rocha.
Uma vez iniciada a construção, o consórcio responsável terá um prazo de dez meses para entregar o primeiro módulo da obra.
O evento contará com apoio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), que levará os projetos: Lazer na comunidade, Juventude voluntária e outras ações culturais.
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)