Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Lacen capacita técnicos de unidades hospitalares



Porto Velho, 25 de fevereiro de 2011 -  A capacitação é dividida em duas turmas com 20 alunos cada, realizada em dois períodos, de 21 a 23/02 e de 28/02 a 02/03.

A segunda capacitação é um Curso de Atualização em Diagnóstico Laboratorial da Malária, para microscopistas que realizam diagnóstico laboratorial do referido agravo nos municípios do Estado, segundo o diretor do laboratório, Acilon Almeida.

Fundado em 1977, o Lacen foi reestruturado em 2002 em suas instalações físicas e equipamentos, através do Ministério da Saúde com o programa REFORSUS.

De acordo com Acilon, o Lacen Integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB (Portaria Nº 2.031/2004), vinculado diretamente a Secretaria de Estado da Saúde e qualificado como Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN do Estado de Rondônia.

Segundo o secretário de Saúde Alexandre Muller, O Lacen é responsável por coordenar, supervisionar e capacitar a rede de laboratórios públicos, conveniados e privados do Estado, trabalhando em parceria com as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental com o principal objetivo de promover a saúde pública através do diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade. “Tem como responsabilidade garantir que os padrões de excelência sejam aplicados no exercício de nossa missão, observando a legislação e normas de qualidade e biossegurança”, diz o titular da Sesau. Alexandre muller.

A estrutura do Lacen conta de 11 microscopistas, sendo 3 de distritos da capital, 2 de Ji-Paraná, 2 de Cujubim, 2 de Espigão do Oeste, 1 de São Miguel do Guaporé e 1 de Alto Paraíso. Este curso começou dia 14/02 e será encerrado amanhã, dia 25/02. Realizamos atividades laboratoriais em três núcleos: Biologia Médica, Produtos e Biotério e Entomologia. O lacen realiza exames como, analise sorológica para dengue, hepatites virais, HIV, HTLV, herpes, chagas, dosagem de hormônios. Ao todo são feitos mais de 50 exames no Lacen.

Fonte: Antonia Lima
 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)