Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 - 15h01
Porto Velho, 25 de fevereiro de 2011 - A capacitação é dividida em duas turmas com 20 alunos cada, realizada em dois períodos, de 21 a 23/02 e de 28/02 a 02/03.
A segunda capacitação é um Curso de Atualização em Diagnóstico Laboratorial da Malária, para microscopistas que realizam diagnóstico laboratorial do referido agravo nos municípios do Estado, segundo o diretor do laboratório, Acilon Almeida.
Fundado em 1977, o Lacen foi reestruturado em 2002 em suas instalações físicas e equipamentos, através do Ministério da Saúde com o programa REFORSUS.
De acordo com Acilon, o Lacen Integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB (Portaria Nº 2.031/2004), vinculado diretamente a Secretaria de Estado da Saúde e qualificado como Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN do Estado de Rondônia.
Segundo o secretário de Saúde Alexandre Muller, O Lacen é responsável por coordenar, supervisionar e capacitar a rede de laboratórios públicos, conveniados e privados do Estado, trabalhando em parceria com as vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental com o principal objetivo de promover a saúde pública através do diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade. “Tem como responsabilidade garantir que os padrões de excelência sejam aplicados no exercício de nossa missão, observando a legislação e normas de qualidade e biossegurança”, diz o titular da Sesau. Alexandre muller.
A estrutura do Lacen conta de 11 microscopistas, sendo 3 de distritos da capital, 2 de Ji-Paraná, 2 de Cujubim, 2 de Espigão do Oeste, 1 de São Miguel do Guaporé e 1 de Alto Paraíso. Este curso começou dia 14/02 e será encerrado amanhã, dia 25/02. Realizamos atividades laboratoriais em três núcleos: Biologia Médica, Produtos e Biotério e Entomologia. O lacen realiza exames como, analise sorológica para dengue, hepatites virais, HIV, HTLV, herpes, chagas, dosagem de hormônios. Ao todo são feitos mais de 50 exames no Lacen.
Fonte: Antonia Lima
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO
O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)