Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Laboratório Central realiza ações para combate à dengue


 
O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) inicia ações para diminuir a incidência de dengue na população do Estado. Com o início do período chuvoso, o laboratório está realizando capacitações técnicas sobre entomologia e pesquisa visando o combate ao mosquito transmissor.

Entre os diversos trabalhos que estão sendo realizados estão a avaliação dos equipamentos de aplicação espacial de inseticida, a termonebulização e nebulização (fumacê), da Central de UBV (ultra baixo volume) do Estado, que atualmente fica em Ji-Paraná.

Pesquisa em campo

Também está sendo realizada a coleta de ovos do mosquito transmissor (Aedes aegypti), através da instalação de armadilhas ovitrampas (que são recipientes de plástico com capacidade para 500ml e uma palheta de eucatex, que é emergida em solução de feno (liquido atrativo para o vetor).

A instalação e a coleta de ovos do vetor da dengue, através das armadilhas é uma necessidade para fins de avaliação das medidas de controle com uso de inseticida químico nos criadouros artificiais. Esta atividade ocorre antes e após o tratamento com o produto químico, daí a necessidade de avaliar a eficácia do produto, o desempenho da bomba e do profissional em seguir as recomendações de horário de freqüência do vetor.

Além das ações de prevenção, o Lacen está capacitando profissionais das secretarias de saúde que trabalham nos laboratórios de pesquisa entomológica, para a detecção de focos do Aedes.

O diretor geral do Lacen, Luis Tagliani, afirma que a pesquisa está sendo feita em pontos estratégicos, onde há maior foco do mosquito, pesquisa em armadilha virtual, vetorial e o vetor na fase aquática e adulta.

O secretário estadual de saúde Williames Pimentel afirma que este é o período de prevenção. Todos os cuidados por parte da Sesau estão sendo tomados para que a população tome consciência e faça também a sua parte nos cuidados com a dengue.

Fonte: Antonia Lima 
 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)