Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

João Paulo II realiza cerca de 700 tomografias por mês


 Gente de Opinião

No Estado de Rondônia ainda é grande o número de pacientes que chegam até o Pronto Socorro vítimas de acidentes de trânsito, em maioria, vítimas de trauma, e esse equipam0ento é de grande utilidade numa unidade de urgência como o João Paulo II.

"O JPII é uma unidade de saúde completa. Temos todas as especialidades médicas  com plantão de 24hs. O paciente chega no Pronto Socorro e é logo socorrido. Temos equipes de profissionais qualificados, além  exames com equipamentos modernos e todo o atendimento necessário", ressalta Carlos Caieiro, diretor geral do Pronto Socorro João Paulo II.

Somente no mês de janeiro foram realizadas 1036 tomografias, ressaltando que o equipamento atende também pacientes do SAMD (Serviço de Assistência Multidisciplinar Domiciliar), que se trata de um programa ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mantido pelo governo do Estado em parceria com o governo federal que são os pacientes acamados em casa. "O SAMD é um serviço que veio ajudar muito na recuperação do paciente, profissionais de saúde visitam os doentes em casa. Implantar o serviço em Porto Velho era um sonho meu e do governador Confúcio Moura", ressaltou Williames Pimentel, secretário estadual de saúde.

O médico radiologista Bruno Loiola Locrato, responsável pelo setor de tomografia do Pronto Socorro João Paulo II diz que as tomografias ampliam a ideia que se tem a respeito de imagens de raio x convencionais. “Ao invés de mostrar o contorno dos ossos e órgãos, um tomógrafo forma um modelo computadorizado completo em três dimensões do interior de um paciente. Os médicos podem até mesmo examinar uma estreita parte do corpo por vez para apontar áreas específicas, por isso esse tomógrafo aqui na unidade de emergência ajuda muito à análise dos médicos e à busca do problema dos pacientes”.

Texto e Foto: Sângela Oliveira /  João Paulo II

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)