Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

JACY-PARANÁ: Semusa realiza campanha de promoção e prevenção de doenças



Nara Vargas

O projeto Saúde e Prevenção no distrito de Jacy Paraná vem sendo desenvolvido pela prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde há mais de um mês. Os técnicos da Semusa e profissionais do Programa Saúde da Família fizeram um levantamento junto a comunidade que manifestou exatamente o que precisava, principalmente na área de orientação sobre vários tipos de doenças, as DSTs, além do Planejamento Familiar.

Com estas informações, os departamentos de Atenção Básica/ Divisão de Programas Especiais ( DPE), de Epidemiologia e Vigilância Ambiental/ DST/AIDS ( DEVEA), Núcleo de Educação em Saúde (Niemsus) e Assessoria Técnica(ASTEC), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia( UNIR) e secretaria municipal de Educação(Semed), com apoio das empresas Energia Sustentável e  Camargo Correa,  elaboram um projeto que pudesse levar a população, informações e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e violência sexual, problemas graves identificados no distrito como de alta incidência.


O ônus e o bônus

A construção do complexo do Madeira trouxe também alguns desafios a população, como conviver como o aumento migratório de trabalhadores para a região, tendo como conseqüência o aumento da demanda sobre os serviços públicos no distrito de Jacy Paraná.” Nós procuramos executar estas ações em cima da necessidade da população, elencada pelos próprios moradores que já sentem os primeiros impactos deste aumento populacional na região” declara uma das coordenadoras do projeto Márcia Mororó.
 
A estratégia do projeto é minimizar os possíveis danos e riscos impostos a população através da orientação e prevenção feitas nas palestras nas escolas e na distribuição de panfletos e folders com o objetivo de sensibilizar a população sobre os temas apontados pelos moradores do distrito. As palestras foram realizadas durante toda a semana nas escolas Maria de Nazaré, Joaquim Vicente Rondon e Cora Coralina. As orientações seguem ainda através de capacitações profissionais na unidade de saúde do distrito, além de visitas em bordeis e divulgação da campanha nas rádios comunitárias.


Extensa Programação

Ainda neste final de semana, 6 e 7, das 08:00hs às 17:00hs serão realizadas as visitas domiciliares pelos alunos da Unir, Agentes Comunitários de Saúde e técnicos da Semusa em todos os bairros de Jacy Paraná, com distribuição de material informativo sobre a temática, orientações e aplicação de um questionário para traçar um diagnóstico da localidade. Durante estes dias, a população também terá aferição de pressão arterial, distribuição de hipoclorito de sódio, escovas dentárias e preservativos.
 
Na solenidade de lançamento da Campanha de Promoção e Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e planejamento Reprodutivo na escola Maria de Nazaré estiveram presentes o secretário de Saúde, Williames Pimentel, o administrador do distrito, Joel Binos de Jesus, os representantes da empresas Energia Sustentável, Hélio Batistele e Anderson Cougo, da Camargo Correa, a professora Valdete Leite, chefe da Divisão de Saúde Escolar da secretaria municipal de Educação além de vários técnicos da Semusa e líderes locais. “ Uma ação deste porte com tantos técnicos, empresas e instituições de apoio tem o grande objetivo de alcançar o maior número de pessoas com as orientações de prevenção sobre as doenças e o planejamento familiar que é a única forma de educar a população sobre a educação em saúde “ alerta o secretário Williames Pimentel.
 

Mais Sobre Saúde